Início / Agenda / Ficor 2018 está a chegar com apresentação da marca Montado de Sobro e Cortiça

Ficor 2018 está a chegar com apresentação da marca Montado de Sobro e Cortiça

A X Edição da FICOR – Feira Internacional da Cortiça realiza-se de 24 a 27 de Maio, em Coruche, e vai servir de palco à apresentação oficial da marca “Montado de Sobro e Cortiça”.

Aquela marca tem como principal missão promover todo o território de montado de sobro, tornando-o melhor para viver, mais atractivo e competitivo para investir e diferenciador dos restantes produtos turísticos, na perspectiva do visitante.

Consórcio de 46 entidades

A marca “Montado de Sobro e Cortiça” consiste num consórcio de 46 entidades, pertencentes essencialmente às regiões do Ribatejo e Alentejo, liderado pelo município de Coruche. A Estratégia de Eficiência Colectiva PROVERE “Montado de Sobro e Cortiça”, financiada pelo Alentejo 2020, pretende valorizar um recurso endógeno único no mundo, em territórios de baixa densidade.

Dessa forma, a marca “Montado de Sobro e Cortiça” visa fortalecer as parcerias existentes, com os vários agentes da fileira e do território, com o objectivo de obter economias de escala para um forte reconhecimento e valorização do montado, tanto a nível nacional como internacional.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Coruche, Francisco Silvestre de Oliveira, “o município de Coruche assume a liderança da Estratégia de Eficiência Colectiva PROVERE “Montado de Sobro e Cortiça”, desde 2009, o que representa para nós uma enorme responsabilidade, na medida em que representamos um vasto território e um alargado número de parceiros, tanto públicos como privados, extravasando em parte as competências de um município”.

Partilhar o conhecimento

E acrescenta, “através do Observatório do Sobreiro e da Cortiça, e demais parcerias com entidades do Sistema Científico e Tecnológico, é nosso objectivo fomentar e partilhar o conhecimento sobre o Montado de Sobro e a Cortiça, contribuindo para um reforço da competitividade da nossa economia, através da qualificação e/ou internacionalização”.

A Feira

A X edição da tradicional Feira Internacional da Cortiça arranca no dia 24 às 18 horas, com a presença do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, e a apresentação oficial da marca “Montado de Sobro e Cortiça” e a entrega do prémio “Melhor Cortiça 2017” atribuído pela Associação de Produtores Florestais de Coruche (APFC), depois de um dia de visita pela indústria, montado e Observatório do Sobreiro e Cortiça, onde vai ser inaugurada a exposição “iCork – New Uses in Architecture 2.0” pelas 14h30. O primeiro dia de FICOR culmina com a atuação do humorista Nilton.

O segundo dia de FICOR começa às 9h30 com a Conferência “Cortiça – Um Sector em Mudança” da responsabilidade da Associação de Produtores Florestais de Coruche (APFC).

Da parte da tarde, vai ter lugar a Reunião Anual do Centro de Competências do Sobreiro e da Cortiça que reúne os principais agentes do sector – produção, indústria, administração pública, entidades científicas e tecnológicas, universidades e institutos de investigação.

Coruche Fashion Cork

Já a noite vai ser marcada por mais uma edição do desfile “Coruche Fashion Cork”, que vai ser conduzido pela apresentadora Vanessa Oliveira e vai contar com as participações especiais dos designers de moda Pedro Pedro e Mónica Gonçalves, terminando com a actuação do músico Tiago Nacarato.

O primeiro dia do fim-de-semana de FICOR inicia-se com o Colóquio “Montado de Sobro – Património Natural e Cultural, um recurso turístico de excelência”, com a participação especial de Patrick Spencer, director executivo da Cork Forest Conservation Alliance, seguido de uma experiência no montado, com almoço tradicional. O dia termina com mais uma noite de festa, desta vez, a cargo da fadista Cuca Roseta.

Corrida de Touros à Portuguesa

Finalmente, o último dia de FICOR começa às 10 horas com a 14ª Corrida das Pontes e da Família e termina às 17 horas com a tradicional Corrida de Touros à Portuguesa, com os cavaleiros Francisco Palha e Luís Rouxinol Jr e os Grupos de Forcados Amadores de Coruche e Lisboa.

Outras das atracções da X Edição da FICOR são a exposição itinerante “iCork – New Uses in Architecture” e a 2ª edição do Espaço Wine & Cork, patentes no centro de exposições, e a exposição “iCork – New Uses in Architecture 2.0”, no Observatório do Sobreiro e da Cortiça.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Indústrias de madeira e mobiliário debatem descarbonização e gestão da floresta em Congresso

Partilhar              O 8º Congresso das Indústrias de Madeira e Mobiliário, sob o mote “Um Rumo de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.