A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, presidiu hoje, dia 9 de Abril, na Câmara Municipal de Elvas, à sessão de assinatura do Protocolo de Colaboração entre as entidades dinamizadoras do projecto Janela Única Logística (JUL): a DGRM – Direcção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, a Administração do Porto de Lisboa, e dos Portos de Setúbal e Sesimbra, a Administração dos Portos de Sines e do Algarve e as entidades responsáveis pela dinamização da Plataforma Logística de Elvas, nomeadamente a Câmara Municipal de Elvas e a Transitex – Trânsitos de Extremadura.
Atendendo à relevância da matéria e à sua importância para o aumento da competitividade dos portos nacionais, o referido protocolo foi homologado pela ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.
Janela Única Portuária
A JUL tem por objectivo criar uma nova versão do Modelo de Referência Nacional dos sistemas de gestão portuária (JUP — Janela Única Portuária), criando uma nova geração de software que será alargada a todos os meios de transporte e operações logísticas.
O Programa do XXI Governo Constitucional da República portuguesa prevê a implementação da JUL, enquanto projecto estratégico e transversal da “estratégia para o aumento da competitividade da rede de portos comerciais do continente – horizonte 2026”.
“Cooperação transfronteiriça é fundamental”
As conclusões do encontro em Matéria de Logística Transfronteiriça, foram igualmente assinadas entre a ministra do Mar, o presidente do Governo Regional da Extremadura, Guillermo Fernández Vara, e o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha.
De acordo com Ana Paula Vitorino “a cooperação transfronteiriça é fundamental para o desenvolvimento do Corredor Atlântico na Rede transeuropeia de transportes da RTE-T, permitindo ligar os portos do sul de Portugal à Península Ibérica, ao sudoeste europeu e ao resto da Europa, assumindo este encontro particular relevância”.
Agricultura e Mar Actual