O sistema portuário do continente, em 2017, registou o volume de carga mais elevado de sempre, atingindo 95,9 milhões de toneladas, um valor superior em 2,2% face a 2016.
Estes resultados reforçam o posicionamento de Portugal nas ligações aos mercados da América do Sul, nomeadamente o Brasil, cuja corrente de comércio cresceu 75% em comparação com 2016.
Intermodal South America
Para assinalar estes recordes, os Portos de Portugal irão participar, pela primeira vez em conjunto e sob a égide da Associação dos Portos de Portugal (APP), na 24ª edição da Intermodal South America, que começa a 13 de Março em São Paulo, no Brasil, e decorre até ao dia 15 de Março. O evento reúne mais de 33 mil profissionais oriundos da América, Europa e Ásia.
De acordo com os dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços do Brasil as trocas comerciais entre o Brasil e Portugal alcançaram a marca de cerca de 1,840 mil milhões de euros em 2017, o valor mais elevado dos últimos cinco anos.
Azeite, bacalhau, vinho e pêras para o Brasil
Ainda de acordo com a mesma fonte, as exportações portuguesas para o Brasil em 2017 foram lideradas pelo azeite, gasóleo, bacalhau, vinho e pêras, e as importações por produtos agrícolas como o milho e a soja, petróleo e minérios.
No decorrer do evento a APP irá promover a apresentação da sua nova identidade visual. Sob o mote “A Força do Atlântico”, a marca pretende assinalar uma nova etapa dos Portos de Portugal, promovendo a APP uma apresentação que decorrerá no segundo dia da Intermodal, a 14 de Março, pelas 17 horas.
Presença conjunta
Segundo Lídia Sequeira, presidente da APP, esta presença conjunta “surge de forma mais articulada e com uma abrangência nacional, juntamente com vários portos portugueses com interesse neste mercado, e sob o chapéu da APP, após o repto lançado pela senhora ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, efectuado na edição transacta”.
Por outro lado, adianta Lídia Sequeira, “sendo este um mercado estratégico para Portugal, o nosso país apresenta-se aqui com uma vantagem competitiva face a outros portos europeus, uma vez que representam uma economia de um a dois dias de trânsito nos tráfegos oriundos deste mercado”.
Agricultura e Mar Actual