A Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Portugal promove uma sessão de esclarecimentos relativa aos Apoios ao Rendimento dos Agricultores, no âmbito da Política Agrícola Comum (PAC) Pagamentos Directos e Desenvolvimento Rural, no dia 26 de Fevereiro, pelas 14h30, no auditório Municipal António Chainho, em Santiago do Cacém.
A acção conta com a colaboração com a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Costa Azul e da AALA- Associação de Agricultores do Litoral Alentejano.
O presidente do conselho de administração da CCAM da Costa AZUL, Jorge Nunes, apela à participação dos agricultores de Santiago do Cacém neste colóquio informativo, realçando que “a seca é, como todos sabemos, um problema grave para os agricultores, mas é mais grave ainda se não estiverem bem informados”.
Evitar irregularidades nas candidaturas
Também a presidente da AALA, Edite Botelho, destaca a importância deste tipo de iniciativas como forma de capacitar os profissionais deste sector, lembrando que “o conhecimento adequado das normas e obrigações ligadas ao recebimento dos apoios da PAC permite evitar irregularidades nas candidaturas e a devolução de verbas”.
Por sua vez, Francisco Silva, secretário-geral da Confagri, acredita na mais-valia destas sessões de esclarecimento, “os agricultores sairão desta sessão mais informados, com as suas competências reforçadas e dotados de ferramentas para melhor usufruírem destes Apoios, tão fundamentais para a manutenção da sua actividade”.
Desenvolver a agricultura nacional
Os apoios ao rendimento pretendem promover o desenvolvimento da agricultura nacional, através da compensação parcial dos agricultores pelos custos adicionais e perda de rendimentos por consequências naturais inerentes ao exercício da actividade agrícola.
A manutenção da paisagem e promoção de sistemas agrícolas sustentáveis, assim como o desenvolvimento económico das zonas rurais, são objectivos associados a esta sessão.
Pagamentos Directos e Desenvolvimento Rural
Na sessão de esclarecimentos vão ser abordados temas relacionados com os pagamentos directos: regime de pagamento base, pagamento ecológico (greening), pagamento redistributivo, assim como os apoios a jovens agricultores e apoios ligados à produção (vacas leiteiras, ovinos e caprinos e arroz e tomate).
Os técnicos da Confagri vão também esclarecer sobre as questões do desenvolvimento rural, no que respeita à manutenção da actividade agrícola em zona desfavorecida e as medidas agro ambientais.
Agricultura e Mar Actual