Início / Agricultura / Frederico de Souza Nunes é o O Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil 2018

Frederico de Souza Nunes é o O Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil 2018

Frederico de Souza Nunes é o grande vencedor do Concurso “O Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil 2018”, o anúncio foi feito na passada sexta-feira, dia 26 de Janeiro, em Évora, num evento em que os 8 finalistas foram colocados à prova.

Os profundos conhecimentos de Frederico sobre os vinhos do Alentejo valeram-lhe o título de embaixador dos vinhos do Alentejo no Brasil.

Francisco Mateus, presidente da direcção da CVR Alentejana, Alexandre Lalas, jornalista e crítico de vinhos brasileiro e Guilherme Corrêa, o importante sommelier brasileiro, que agora trabalha em Portugal, foram os responsáveis pela eleição do grande vencedor.

A final foi composta por um teste escrito e uma prova oral sobre os conhecimentos adquiridos, tendo o grande vencedor recebido como troféu um decanter de cristal com gravação do nome do vencedor e, ainda, o título de “Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil 2018”.

8 finalistas

Mais do que o prémio, os 8 finalistas desta 5ª edição levam consigo o facto de terem conhecido de perto a realidade dos vinhos alentejanos, as grandes variedades de castas e os distintos terroirs. Os finalistas estiveram, durante toda a semana passada, no Alentejo onde puderam trocar experiências com os produtores e enólogos desta região.

Para Francisco Mateus, presidente da CVRA “pelas suas características, aqueles profissionais acabam por ser fortes embaixadores dos vinhos da região, este concurso torna ainda mais próxima a relação que existe entre o Alentejo e o Brasil. Tendo sido este o país para onde os Vinhos do Alentejo mais exportaram em 2017, é importante contar com profissionais que conheçam as especificidades e características dos mesmos”.

5ª edição do Concurso

A 1ª etapa desta 5ª edição do Concurso, que envolveu 150 sommeliers das mais variadas cidades brasileiras foi realizada em Setembro de 2017, no Brasil, através de um workshop onde foram apresentados conceitos-chave da região vitivinícola do Alentejo, tais como a sua História, terroir e perfil dos vinhos.

De seguida, os concorrentes participaram numa prova de vinhos onde foram convidados a aferir as mesmas características singulares e terminaram com um exame escrito. Desta etapa resultou o apuramento de 2 representantes de cada cidade, perfazendo um total de 8 finalistas que vieram, conhecer de perto a realidade e as especificidades da região alentejana.

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é um organismo de direito privado e utilidade pública que certifica, controla e protege os vinhos DOC Alentejo e os vinhos Regional Alentejano. É também responsável pela promoção dos Vinhos do Alentejo, no mercado nacional e em mercados-alvo internacionais.

A sua actividade é financiada através da venda dos selos de garantia que integram os contra-rótulos dos Vinhos do Alentejo.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.