A Procesl, empresa do Grupo Quadrante, está a desenvolver em consórcio, para a CIMLT (Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo), o Plano Intermunicipal de adaptação às alterações climáticas da Lezíria do Tejo.
Arrancou no passado mês de Agosto o Plano que integrará as Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC) e os Planos de Acção, Monitorização e Divulgação, a elaborar num período total de 18 meses, em colaboração com os 11 Municípios que integram a Lezíria do Tejo.
Para a administradora e responsável pela área de ambiente do Grupo Quadrante, Ana Filipa Ferraz, “as alterações climáticas estão a contribuir para a alteração do mundo como o conhecemos hoje e as consequências ao nível ambiental, económico e social vão ser cada vez maiores se não forem desenvolvidas medidas que minimizem os efeitos originados”.
E adianta aquela responsável que “Este esforço inter-municipal de elaboração de um plano de adaptação às alterações climáticas é uma prova de que em conjunto, é realmente possível fazer a diferença”.
Desenvolvido em quatro fases
O Plano Intermunicipal vai ser desenvolvido em quatro fases, cuja primeira etapa já contou com a realização de um workshop no passado dia 8 de Novembro, com o objectivo caracterizar eventos climáticos passados e promover a partilha de experiências e a interacção entre os diferentes actores sociais da região.
Das restantes fases do plano fazem ainda parte a identificação de vulnerabilidades futuras, a definição de cenários e a hierarquização de prioridades de adaptação da Lezíria do Tejo às alterações climáticas.
Fundada em 1998, pelos engenheiros João Silveira Costa, Nuno País Costa, Nuno Batista Martins e Tiago Miguel Paiva Pais Costa a Quadrante Engenharia e Consultoria tem ao dispor dos seus clientes um amplo leque de serviços de projecto e consultoria incluindo project management, arquitectura, estruturas, estruturas especiais, AVAC e sustentabilidade, IESC, hidráulica, vias e vias urbanas, ambiente e IMS – Infrastructure Management System.
Actualmente, desenvolve actividade mundialmente, nomeadamente em Portugal, Roménia, Argélia, Gana, Angola, Moçambique, Tanzânia, África do Sul, Cabo Verde, Brasil, Chile, Peru e Colômbia.
Agricultura e Mar Actual