O prazo para envio de comunicações do I Simpósio Ibérico de Engenharia Hortícola foi prorrogado até 20 de Novembro de 2017. O “Uso de Drones e Satélites na Agricultura” é tema do encontro, a realizar de 21 a 23 de Fevereiro de 2018, em Lugo, na Galiza, no Campus Terra da Universidade de Santiago de Compostela, com o apoio da Associação Portuguesa de Horticultura.
Este evento, que decorre em simultâneo com o III Simpósio Nacional de Engenharia Hortícola, é organizado pela Secção de Engenharia Hortícola da Sociedade Espanhola de Ciências Hortícolas (SECH), com o apoio local da Universidade de Santiago de Compostela – Campus Terra.
O uso de drones e satélites na agricultura abre um vasto leque de possibilidades em I+D+i para os agricultores e neste simpósio são propostos os seguintes tópicos para apresentação de trabalhos pelos investigadores ibéricos, além de outros relacionados com a Engenharia Hortícola: Automação e robótica; Sensing e visão artificial; Sistemas de apoio para a tomada de decisões; Agricultura de precisão; Modelagem e Simulação; Apps e aplicações web; Sistemas de Informação Geográfica e TIC no ensino da Agronomia.
Gestão dos recursos hídricos
Todas estas áreas do conhecimento têm aplicação à gestão dos recursos hídricos; estufas, culturas extensivas e pomares; gestão de energia; mecanização e construção agrícola; viticultura; produção animal; sistemas de produção: interacção lavoura-pecuária; ambiente e paisagem.
Do programa do Simpósio fazem parte seis conferências plenárias, workshops técnicos, uma mesa redonda com empresas e instituições relacionadas com o tema do simpósio e uma visita técnica onde vai ser mostrada a aplicação do uso de imagens aéreas no sector produtivo da agricultura. Entre os oradores já confirmados estão: Diego S. Intrigliolo (CEBAS-CSIC), Ricardo Braga (ISA-Universidade de Lisboa) e Jean Charles Samalens (Telespazio France).
Mais informações aqui.
Agricultura e Mar Actual