A 1ª edição da Rota da Cerveja Aldeana vai estar, nos dias 10, 11 e 12 de Novembro, por todo o concelho de Montijo. Nesse fim de semana os responsáveis por aquela cerveja artesanal prometem “sugestões especiais de harmonização em todos os restaurantes aderentes, bem como diversos eventos gastronómicos e de degustação, incluindo o lançamento de uma nova cerveja”.
A Cerveja Aldeana vem da Aldeia Galega que, segundo a lenda, tomou o nome de uma mulher chamada Alda, oriunda da Galiza, que tinha uma taberna junto ao cais. A sua taberna ficou famosa pois lá se servia a melhor cerveja do reino, que era produzida localmente.
A Mala-Posta e a fama da Aldeana atraiam forasteiros que ao passarem por lá era costume dizerem “Vamos à da Alda, a Galega?”, que com o passar do tempo deu origem ao termo Aldegalega.
A Aldeana Original apresenta-se num tom âmbar escuro, é robusta, mas igualmente de aroma suave e doce. O frutado da levedura e as notas de caramelo combinam com a complexidade das especiarias, o torrado e as nuances picantes. Vai bem com carnes, enchidos e queijos.
Agricultura e Mar Actual