A estreia do Grandes Escolhas – Vinhos & Sabores vai premiar os visitantes com 10 ‘Grandes Provas’, de 27 a 30 de Outubro na FIL em Lisboa.
Segundo a organização do evento este será o maior, em número de expositores, vinhos e visitantes esperados. Durante quatro dias, o Pavilhão 4 da Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações, em Lisboa, vai encher-se de referências do mundo vínico. Para valorizar ainda mais o certame, a organização, a cargo da Grandes Escolhas, preparou um programa de ‘Grandes Provas’: vão ser 10 as masterclasses de vinhos orientadas por críticos de prestígio, produtores e enólogos de alto gabarito.
O valor de cada ‘Grande Prova’ é de 35 euros – dando acesso gratuito à feira, mas sem copo incluído –, e quem comprar mais do que uma, usufrui de 10% de desconto. A inscrição é obrigatória, através do e-mail provas@grandesescolhas.com ou do telefone 215 810 526.
A abrir o evento está um dos nomes maiores da produção vitivinícola nacional: falamos de João Portugal Ramos, que celebra 25 anos no mundo da produção vinícola, com Estremoz como ponto de partida de uma aventura com, de certo, muito ainda por falar e ouvir. “João Portugal Ramos, 25 Anos Depois” está agendado para dia 27, às 18h30, na Sala Zwiesel 1872.
Outro dos grandes senhores do vinho é António Agrellos, mentor dos grandes Porto e Douro da Quinta do Noval e que, na véspera da sua reforma, apresenta “Os Vinhos da Vida de António Agrellos” (dia 29 de Outubro, na Sala Zwiesel 1872). No mesmo dia e no mesmo espaço, as expectativas são muito elevados no que toca à prova “As Escolhas de Dirceu Vianna Júnior e de Luís Lopes”. O único Master of Wine de língua portuguesa e o director da revista V Grandes Escolhas escolheram 16 vinhos excepcionais que os marcaram e cujas histórias querem partilhar.
Concurso Grandes Escolhas
O primeiro dia, sexta-feira, 27, prossegue com “Uma Viagem pelo Universo Roederer: Quatro Regiões, Cinco Denominações de Origem”, ao longo da qual a Companhia Roederer mostra a sua actividade pelos champagnes, pelos vinhos da Provença e de Bordéus e pelos vinhos do Douro e Porto da Casa Ramos Pinto. Outro grande momento do evento ‘Grandes Escolhas – Vinhos & Sabores 2017’, e a acontecer no dia inaugural, é a apresentação dos resultados e entrega de diplomas aos premiados da primeira edição do ‘Concurso Grandes Escolhas’.
“A Bairrada da Quinta das Bágeiras” dá o mote à primeira prova de Sábado. A Sala Zwiesel 1872 vai encher-se de “Vinhos sem concessões”, pelas mãos do produtor Mário Sérgio Alves Nuno, um clássico bairradino. Na sala ao lado a masterclass é de vinho do Porto, com David Guimaraens, o director de enologia da Taylor’s e outras marcas do grupo The Fladgate Partnership, a apresentar “Taylor’s Terra Feita é Nome de Vintage”. Segue-se a “Champagnes Deutz – Borbulhas com Classe”, uma prova de um conjunto de vinhos de uma das mais prestigiadas casas da região francesa. O dia termina com o mais emblemático produtor do Dão a apresentar vinhos que reflectem a sua visão da região; em “Álvaro de Castro – Vinhos de Autor”, vai mostrar a importância dos elementos primários do terroir, das castas, do clima, do solo e da acção do homem na produção de vinhos com identidade.
No Domingo, dia 29, o “mestre do Alvarinho” vai falar sobre a singularidade dos vinhos de Monção e Melgaço em “Anselmo Mendes – Expressão de Terroir”. O dia não termina sem a Grande Prova de “Moscatéis de Setúbal de José Maria da Fonseca”, com Domingos Soares Franco a abrir as suas centenárias caves de Azeitão para apresentar alguns dos “seus tesouros” mais preciosos.
A V Grandes Escolhas é uma nova publicação especializada no sector vínico e que tem na equipa dois nomes fortes no mundo editorial associado à causa de Baco: Luís Ramos Lopes, responsável pela área editorial, e João Geirinhas, que está à frente da área comercial e de negócio. Ambos são, agora, sócios na empresa Reserva Especial – Edições e Eventos. No painel de críticos e jornalistas de vinhos encontram-se João Paulo Martins, João Afonso, Nuno Oliveira Garcia, Valeria Zeferino e Fernando Melo, e os jornalistas residentes António Falcão, Luís Francisco e Mariana Lopes, para além dos fotógrafos Ricardo Palma Veiga e Anabela Trindade.
Agricultura e Mar Actual