A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, assinalou esta segunda-feira, 19 de Setembro, a entrada em funcionamento do novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa. A nova porta de entrada em Lisboa prevê a chegada de mais de 1,8 milhões de passageiros por ano, produzindo efeitos directos, indirectos e induzidos na economia, de mais de 100 milhões até 2020.
O projecto do Terminal de Cruzeiros de Lisboa foi lançado em 2007. O edifício, da autoria do arquitecto João Luís Carrilho da Graça, foi projectado para se constituir como uma referência no mercado de cruzeiros internacional, colocando a cidade de Lisboa entre os portos com as características mais atractivas ao nível de terminais de passageiros e capacidade de resposta. A área total do novo espaço é de 13.800 m2, divididos por 3 andares. As instalações do edifício, do terminal contam com inovações tecnológicas introduzidas pelo Arquitecto Carrilho da Graça, ao nível dos acabamentos e de soluções construtivas, de que é exemplo o betão com incorporação de cortiça.
Segmento do turnaround
O novo Terminal capacita o Porto de Lisboa para o desenvolvimento do segmento do turnaround, com um potencial muito elevado, considerando a sua localização no cruzamento das principais rotas – mediterrâneo, báltico, transatlântico, Atlântico.
O novo Terminal conta com 360 lugares de estacionamento público e 80 lugares de estacionamento de autocarros e, ainda, um terraço panorâmico sobre o rio Tejo. O edifício do Terminal de Cruzeiros de Lisboa foi realizado pela LCT, Lisbon Cruise Terminals.
O Terminal de Cruzeiros de Lisboa engloba igualmente o desenvolvimento de espaços urbanos importantes para a vida dos cidadãos, como áreas de lazer e descontracção face à sua localização privilegiada junto ao Tejo, potenciando uma série de actividades lúdicas.
Agricultura e Mar Actual