Antigamente a rotação da óptica do Farol das Contendas, nos Açores, era produzida através de uma máquina de relojoaria e o alcance era de 20 milhas. Nos dias de hoje o farol funciona com ligação a rede eléctrica de distribuição pública e está automatizado com o sistema modelo da Direcção de Faróis. “Contudo, a máquina de relojoaria é mantida como redundância ao sistema de rotação da óptica do farol, sendo mantida regularmente, com periodicidade mensal”, diz um comunicado da Autoridade Marítima Nacional (AMN).
E por isso, os faroleiros das Contendas estão a efectuar a manutenção da maquina de relojoaria da rotação do sistema óptico do farol.
Estabelecido em 1934
O Farol das Contendas foi estabelecido em 1 de Fevereiro de 1934, fica localizado na ponta das contendas a SE da Ilha Terceira e a sua torre tem 13 metros de altura e 54 de altitude.
Foi equipado com um aparelho lenticular, dióptrico catadióptrico girante de 3ª ordem grande modelo de (500 mm distancia focal), sendo a fonte luminosa a incandescência pelo vapor de petróleo, ficando como reserva um candeeiro de cinco torcidas de nível constante.
Agricultura e Mar Actual