As obras de ampliação no Matadouro da ilha Terceira, orçadas em 1,6 milhões de euros devem estar concluídas no final do ano, permitindo aumentar a capacidade de resposta instalada, disse ontem, 19 de Julho, o secretário Regional da Agricultura e Florestas dos Açores.
“É uma obra importante, sobretudo porque vai permitir aumentar a capacidade de frio do Matadouro, que, neste momento, tem capacidade para 380 animais e passará para 480”, afirmou João Ponte, que falava no final de uma visita às obras de ampliação daquele matadouro, no concelho da Praia da Vitória.
O titular da pasta da Agricultura adiantou ainda que a abegoaria, que tem actualmente capacidade para 120 animais, passará a ter condições para 200, contribuindo assim para aumentar os níveis de bem-estar animal e de redução do stress na hora do abate.
João Ponte salientou que este investimento insere-se num conjunto de outros que estão em curso no arquipélago para melhorar a rede regional de abate e dar uma resposta cabal ao aumento do número de animais abatidos e de exportação de carcaças.
Abates a crescer 27%
O Matadouro da Terceira registou no último ano um crescimento de 27% no número de abates, mais de metade dos quais foram destinados à exportação. “Com esta obra vamos ter também condições para melhorar ainda mais o nível do pH dos animais abatidos”, assegurou o secretário Regional, frisando que nos últimos anos houve uma evolução “muito positiva” nesta matéria na Região.
Entre janeiro e junho deste ano foram aprovadas 8.789 cabeças de gado para consumo local e exportação na ilha Terceira, sendo que 95,8% das carcaças rastreadas apresentaram valores de pH inferiores ou iguais a 6.
Agricultura e Mar Actual