O projecto Centeio Rústico – Recuperação de Variedades de Altitude organiza a Jornada Técnica, Recuperação de Populações de Centeio da Região da Serra da Estrela, no próximo dia 13 de Julho. O evento realiza-se no Auditório do Paço da Cultura, na Guarda, com início pelas 9 horas.
A sessão de abertura conta com a presença do presidente do Município da Guarda, Álvaro Amaro, a directora Regional da DRAPCentro, Adelina Martins, e Vasco Abreu, da Nutriprado.
A Jornada está dividida em duas sessões, sendo que a primeira se dedica ao tema do meio, produtividade e qualidade do centeio na região da Serra da Estrela, na qual se vai falr sobre a caracterização dos solos da Beira Alta, das técnicas culturais conducentes ao aumento da produtividade do centeio e sobre a experiência de um jovem agricultor produtor de centeio forrageiro. Isto sem esquecer o valor nutritivo do centeio para alimentação animal e a avaliação tecnológica da farinha de centeio através de métodos farinográficos e alveográficos.
Comercialização de centeio
A segunda sessão dedica-se a temas como os das variedades de centeio locais como fonte de biodiversidade e o registo e comercialização de populações regionais de centeio da Serra da Estrela. A Jornada Técnica termina com uma mesa redonda sobre “O Potencial Emergente do Centeio em Portugal”.
Pode consultar o programa completo aqui.
O projecto Centeio Rústico – Recuperação de Variedades de Altitude resulta de uma parceria entre a consultora agrícola Consulai, o Instituto Superior de Agronomia (ISA) e a Nutriprado e pretende contribuir directamente para a recuperação e introdução de variedades de centeio que se deixaram de produzir em Portugal. Principalmente as variedades utilizadas na região da Serra da Estrela, onde as culturas eram realizadas a altitudes superiores a 700 metros, abrindo assim um novo mercado para os agricultores da região.
Com este projecto, a Nutriprado pretende seleccionar uma população de centeio, através de estudos que permitam identificar quais as populações regionais com maior potencial para o fabrico de pão, bem como avaliar o seu potencial de produção em grão.
Agricultura e Mar Actual