A conta solidária criada pelo Novo Banco na plataforma NB Crowdfunding para apoio às vítimas dos incêndios de Pedrogão Grande, angariou 192 mil euros. O banco doou 50 mil euros e o restante valor vou angariado por 2.310 apoiantes da causa. A conta esteve aberta desde 19 de Junho.
O devastador incêndio que deflagrou no dia 17 de Junho no concelho de Pedrógão Grande, distrito de Leiria, é um dos que mais vítimas mortais já provocou em Portugal, assim como enormes prejuízos em habitações, indústrias, floresta, pequenas explorações agrícolas e em pequeno negócios de subsistência.
Cáritas Diocesana de Coimbra
A Cáritas Diocesana de Coimbra foi a instituição seleccionada pelo Novo Banco para a gestão dos fundos doados às vitimas, dada a “sua a relevância, abrangência regional e proximidade da realidade local, sendo a instituição que melhor poderá intervir no seio das populações e zonas sinistradas. Os critérios de afectação e distribuição dos donativos serão da total responsabilidade da Cáritas Diocesana de Coimbra e obrigatoriamente dirigidos às populações directamente afectadas pelo incêndio de Pedrógão Grande”, refere fonte do Novo Banco.
Agricultura e Mar Actual