A Direcção Regional dos Recursos Florestais dos Açores organiza o Seminário Gestão Florestal Certificada, a realizar-se nos dias 29 e 30 de Maio, no Centro de Actividades do Nordeste, em S. Miguel. A sessão de abertura deste evento dedicado ao processo e as vantagens da certificação florestal, será feita pelo secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Amândio Torres.
Segundo aquela Direcção Regional, um dos objectivos do seminário passa por “divulgar o trabalho realizado até agora, junto de potenciais interessados no comércio de madeira, de industriais do sector e de produtores florestais privados, para que se possam familiarizar com o processo e vantagens da certificação, conhecendo a história desta madeira e do processo de gestão sustentável das florestas que lhe dão origem”.
Certificação em 2014
Relembre-se que em 2014 a Região Autónoma dos Açores certificou a gestão do Perímetro Florestal e Matas Regionais da ilha de São Miguel, pela iniciativa FSC (C119744), tendo-se dado inicio ao primeiro ciclo de exploração destas áreas, através da venda de madeira, corte e rearborização.
Desde o planeamento, passando pelo acompanhamento dos trabalhos, pela monitorização das áreas e pelo ajustamento operacional que teve que ser feito em todas as estruturas da Direcção Regional dos Recursos Florestais, este processo de certificação “é já uma batalha ganha e um marco na história da floresta dos Açores. Este reconhecimento que a Criptoméria dos Açores agora detém deve ser visto como um instrumento importante para divulgar este material endógeno, de qualidades únicas, e servir como factor preferencial junto do consumidor”, acrescenta a organização do evento.
Pode consultar o programa aqui.
Agricultura e Mar Actual