O Comissário Europeu para a Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, garantiu, mais uma vez, em declarações à agência espanhola Efe, que o acordo de livre comércio acordado entre a União Europeia e o Canadá, (CETA – Comprehensive Economic and Trade Agreement), “é uma grande oportunidade” para o sector agrícola europeu.
Phil Hogan, que esteve em missão no Canadá para promover aquele acordo e visitou a SIAL Canadá, a maior feira de alimentação daquele país, acrescentou que “é o maior acordo que qualquer destes países negociaram na sua história. E vai significar que 99% de todos as taxas e impostos aduaneiros serão eliminados. É uma maravilhosa oportunidade, particularmente para a agricultura, especialmente quando vemos o que se está a passar com o vizinho do Canadá”.
Em vigor no Verão
O Comissário da Agricultura está convencido de que o CETA estará em vigor e em pleno funcionamento já no próximo Verão. “Espero que nas próximas semanas, antes das férias de Verão, o Senado do Canadá esteja em posição de aprovar o processo. Asseguraram-nos que estão a realizar todos os esforços para que esteja em marcha antes das férias do Verão. Quanto antes melhor”, adiantou Phil Hogan à Efe.
Aquele responsável realçou que o acordo comercial permite, tanto à UE como ao Canadá, diversificar as suas exportações num ambiente em que o livre comércio está ameaçado por correntes proteccionistas. “Também temos tido dificuldades na Europa, por exemplo, com o embargo russo, que provocou de um dia para o outro, em 2014, uma perda de 5.000 milhões de euros nas exportações”, disse.
Agricultura e Mar Actual