A Fencaça – Federação Portuguesa de Caça realiza o seu XXV Encontro Nacional de Caçadores no próximo dia 7 de Maio de 2017, no CNEMA – Centro Nacional de Exposições, em Santarém. O evento tem início pelas 10 horas e tem entrada livre. O Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, vai estar no encerramento com a entrega da Medalha de Mérito à Fencaça.
O Encontro realiza-se assim durante a 29ª Feira Internacional da Caça, Armas e Pesca (Expocaça), pelo que os participantes do evento da Fencaça, desde que cheguem até às 10h15, têm acesso livre ao recinto da feira. A Expocaça decorre no CNEMA de 5 a 7 de Maio.
Em declarações à Agricultura e Mar Actual, o presidente da Fencaça, Jacinto Amaro Nunes Pinto, explica que o tema central do Encontro é “o futuro que queremos para a caça em Portugal. Todos os anos os nossos Encontros têm uma componente técnica e uma política. Na parte técnica vamos debater, além das catástrofes naturais, a doença hemorrágica viral do coelho bravo, a espécie mais emblemática para quem gosta de caçar”.
Entre os temas a debater no Encontro estão “Pensar o Futuro do Sector Cinegético” e “Gestão Sustentada de Espaços Multifuncionais”. O evento é co-financiado pelos programas de apoio PDR 2020 e Portugal 2020.
Forte presença política
Entre os oradores do XXV Encontro Nacional de Caçadores está o próprio Jacinto Amaro Nunes Pinto, mas também os vice-presidentes da Fencaça, Arlindo Cunha (ex-ministro de cavaco Silva) e João Galinha Barreto, que será o “moderador de serviço”, adianta o presidente da Federação.
O eurodeputado centrista e caçador, Nuno Melo, é outros dos intervenientes do Encontro, assim como o deputado social-democrata, Nuno Serra, que é vice-presidente da Comissão Parlamentar de Agricultura, e o próprio presidente da Comissão, o socialista Joaquim Barreto.
No que diz respeito à Medalha de Mérito a atribuir por Capoulas Santos, trata-se do reconhecimento público pelo “valioso e excepcional contributo em prol da agricultura e do mundo rural”, segundo o regime de atribuição de medalhas.
Expocaça
Quanto à Expocaça, é a maior e mais antiga Feira Nacional de Caça e do Campo. Recentemente a Expocaça abriu-se, também, ao sector da Pesca. Nos últimos anos a Expocaça foi visitada por mais de 20.000 pessoas, sendo um local único onde profissionais e entusiastas deste sector encontram num só local, a mais ampla oferta de artigos e serviços de caça e pesca.
A Expocaça conta com expositores de armas e munições, produtores de caça, vestuário e calçado, taxidermia, pesca, correaria, criadores de cães, organização de caçadas, viaturas 4×4 e associações de caça, entre outros.
Agricultura e Mar Actual