O Comissário Europeu da Agricultura, Phil Hogan, diz ser “ilusória” a possibilidade do Reino Unido conseguir assinar acordos comerciais vantajosos com os vários Estados-membros e com o resto do Mundo quando abandonar a União Europeia.
Phil Hogan, que falava no passado dia 24 de Abril, em Dublin, durante uma conferência para analisar o impacto que terá o Brexit no sector agro-alimentar irlandês, britânico e europeu, disse que o objectivo de Londres de estabelecer vantajosas relações económicas com novos países depois da sua saída do bloco comunitário é uma “meta ilusória” desenvolvida sobre a ideia de que o Reino Unido virá a ser “um império 2.0”.
Importantes “concessões
Pelo contrário, o Comissário advertiu de que o Governo britânico terá de fazer importantes “concessões para poder conseguir acordos em todo o Mundo” assim que sair do Mercado Único Europeu e da União Aduaneira.
Relembre-se que a primeira-ministra britânica, a conservadora Theresa May, declarou a sua intenção de manter uma posição “dura” durante as negociações do Brexit.
Agricultura e Mar Actual