Início / Agricultura / Hortas Urbanas de Setúbal ganham pomar e canteiros de ervas aromáticas

Hortas Urbanas de Setúbal ganham pomar e canteiros de ervas aromáticas

As Hortas Urbanas de Setúbal, localizadas nos Viveiros Municipais, ganharam um pomar e canteiros de ervas aromáticas comunitários nasceram este sábado, 25 de Março. O fruto do trabalho partilhado de vários hortelões.

À hora agendada para o início da iniciativa, nove da manhã, já a GNR marcava presença nas Hortas Urbanas, através de João Matos, o primeiro hortelão a receber um lote quando o espaço entrou em funcionamento, em 2013. Apesar de não gerir nenhum lote actualmente, o militar aproveita as folgas para participar em iniciativas que o voltem a ligar ao cultivo da terra.

“Toda a vida estive ligado à terra. Quando tive aqui a minha horta, era um passatempo. Nem sequer plantava para consumo próprio. Fazia todo o tipo de experiências. Cheguei a ter inhame, gengibre, feijão-preto e castanho e até coisas mais estranhas, como milho de 22 cores”, diz o militar de 46 anos, agora mais dedicado à prática do desporto.

A engenheira municipal Elisabete Mesquita conduziu a iniciativa que, logo nas primeiras horas do dia, contava já com uma dezena de participantes. O objectivo era plantar um pomar comunitário, gerido pelos hortelões daquele espaço da autarquia, “de maneira a incentivar a proximidade entre os gestores de lotes nas Hortas Urbanas e a partilha de conhecimentos entre eles”.

Depois do pomar comunitário, seguiram-se as ervas aromáticas, a plantar num terreno poucos metros ao lado. Nesta fase, a curiosidade do grupo de hortelões recaiu principalmente na identificação das ervas. Tal como as árvores de fruto, estas são provenientes dos Viveiros Municipais, onde brotaram antes de chegar ao destino final.

A Câmara Municipal de Setúbal garante que vai continuar a promover a partilha de conhecimentos e a convivência entre os utilizadores das Hortas Urbanas. Em Abril, seguem-se duas formações, uma sobre fertilização, conservação e melhoramento do solo, a outra, sobre controlo e preservação de pragas hortícolas.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

MSP-OR vence Atlantic Project Awards 2024 na categoria Oceanos Saudáveis e Zonas Costeiras Resilientes

Partilhar              O projecto europeu MSP-OR “Advacing Maritime Spatial Planning in the Outermost Regions”, coordenado pela vice-presidência …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.