Início / Featured / Arte Xávega já é património cultural imaterial

Arte Xávega já é património cultural imaterial

A Câmara Municipal de Almada apresentou, junto da Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), a candidatura de inscrição desta técnica de pesca artesanal no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, pelo seu valor cultural, económico e turístico.

E esta pesca tradicional praticada na Costa da Caparica faz parte do Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial desde o dia 16 de Fevereiro, informa a autarquia de Almada.

Esta técnica de pesca, praticada também em outras regiões do País, foi levada para a Costa da Caparica por comunidades piscatórias de Ílhavo e Olhão, responsáveis pelo povoamento do lugar.

Adaptando-se às praias e ao mar da Costa da Caparica, a Arte-Xávega adquiriu características específicas que a distinguem de práticas semelhantes utilizadas em outras regiões do País.

A Arte-Xávega ainda hoje pode ser acompanhada ao fim da tarde, nas praias da Costa da Caparica e Fonte da Telha.

Trata-se de uma técnica de pesca tradicional que consiste na utilização de uma rede de cerco envolvente que é lançada no mar e depois puxada para terra.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

MSP-OR vence Atlantic Project Awards 2024 na categoria Oceanos Saudáveis e Zonas Costeiras Resilientes

Partilhar              O projecto europeu MSP-OR “Advacing Maritime Spatial Planning in the Outermost Regions”, coordenado pela vice-presidência …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.