Dois novos cais, um com 1,9 Km e outro com 800 metros, são as propostas da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra.
A APSS está a divulgar, a nível internacional, as áreas de expansão do Porto de Setúbal, onde se enquadra não só a Área Central do Porto como também o Projecto Blue Atlantic.
Refere uma nota do Porto que o referido na componente das acessibilidades marítimas, está em curso o estudo de impacte ambiental das dragagens que permitirão em breve a entrada no porto de navios de contentores em qualquer maré com 4 mil TEU (capacidade de carga de um contentor marítimo normal, de 20 pés de comprimento, por 8 de largura e 8 de altura) e a entrada de navios de granéis e carga geral até 14 metros de calado.
Acresce ainda a nota oficial que este porto tem vindo a registar, nos últimos anos, um forte crescimento no movimento de mercadorias, tendo passado de seis milhões de toneladas para oito milhões de toneladas por ano, perspectivando-se que este fluxo continue a aumentar durante a próxima década, o que conduz à reflexão sobre o futuro do porto e sobre as necessidades de crescimento da oferta.
Refere a nota: “Apesar de estar localizado numa região de grande interesse ambiental, que o Porto de Setúbal ajuda a preservar, possui ainda uma área de expansão para novos terminais portuários de mercadorias com uma frente de cais até cerca de mais 3 km”.
Estas áreas dividem-se em duas partes distintas, apenas separadas pelo terminal Sapec e Trem Naval:
– Área Central do Porto – Entre o Terminal Ro-Ro Coelho da Mota e o Terminal Sapec, é possível a construção de 1,9 km de cais novo no alinhamento do terminal Ro-Ro. O potencial destas áreas está actualmente em processo de divulgação internacional tendo em vista obter manifestações de interesse, qualquer que seja o tipo de carga. O que corresponde a uma capacidade acrescida de 1,5 milhões de TEU, a adicionar à oferta actual de 500 mil TEU.
– Projeto Blue Atlantic – O projecto Blue Atlantic localiza-se entre a infraestrutura do Trem Naval e o Terminal Alstom, cerca de1 km a montante do Terminal Sapec. Nesta área é possível a implantação de um novo cais com 800 metros e uma vasta área industrial e logística adjacente no SapecBay. Neste momento, o projecto está em divulgação internacional através do promotor Sapec.
Agricultura e Mar Actual