O Novo Banco disponibiliza uma nova linha de crédito no valor de 300 milhões de euros tendo por base o acordo celebrado com o Fundo Europeu de Investimento (FEI), que tem como beneficiários micro, pequenas e médias empresas (PME), assim como empresas de maior dimensão (empregando até 499 trabalhadores).
Esta transacção beneficia do apoio financeiro da União Europeia através do Programa Horizonte 2020 e do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE), criados no âmbito do Plano de Investimento para a Europa. O FEIE visa apoiar o financiamento de investimentos produtivos na União Europeia e assegurar um maior acesso a fontes de financiamento.
Esta nova linha destina-se especificamente a empresas que pretendam financiamento para apoiar as suas actividades ou projectos de investigação, desenvolvimento e inovação, até um máximo de 7.5 milhões de euros, e conta com uma cobertura do FEI para 50% do risco de crédito subjacente, sendo por isso muito relevante no apoio aos projectos aprovados nos sistemas de incentivos à inovação produtiva e qualificação de PME no âmbito do Portugal 2020.
“Com esta nova linha, o Novo Banco reforça a sua posição de liderança entre os bancos portugueses no acesso a apoios do FEI destinados ao financiamento da economia Portuguesa, alcançando um valor acumulado de 660 milhões de euros”, afirma um comunicado da instituição financeira.
Condições de financiamento favoráveis
Este instrumento “reveste-se de particular importância para o Novo Banco porque permite o acesso das PME portuguesas a condições de financiamento mais favoráveis, promovendo assim a criação de emprego e o crescimento da economia, e dando continuidade à estratégia prosseguida pelo Novo Banco de permanente apoio ao tecido empresarial português”, acrescenta a mesma nota.
Trata-se da terceira transacção do mesmo tipo assinada entre o Novo Banco e o FEI, depois do sucesso alcançado com o lançamento, em Outubro de 2013, da linha “Risk Sharing Finance Facility” e, em Julho de 2015, da linha “InnovFin SME Guarantee Facility”, através das quais o Novo Banco facultou 360 milhões de euros de financiamento a mais de 400 empresas inovadoras suas clientes.
Agricultura e Mar Actual