O produto interno bruto (PIB) registou, em termos homólogos, um aumento de 1,5% em volume no segundo trimestre de 2015 (taxa de variação idêntica à observada no primeiro trimestre), de acordo com a estimativa rápida das Contas Nacionais Trimestrais, avança o Instituto Nacional de Estatística (INE).
O contributo positivo da procura interna aumentou no segundo trimestre, reflectindo a aceleração do investimento – sobretudo devido ao contributo da variação de existências, que passou de negativo no trimestre anterior para positivo – e, em menor grau, do consumo privado, diz o INE.
A procura externa líquida registou um contributo negativo significativo para a variação homóloga do PIB, verificando-se uma aceleração das importações de bens e serviços a um ritmo superior ao das exportações de bens e serviços.
Face ao trimestre anterior, o PIB aumentou 0,4% em termos reais no segundo trimestre (variação idêntica à registada no primeiro trimestre), observando-se um contributo positivo da procura interna, enquanto a procura externa líquida contribuiu negativamente.
Os resultados correntes das Contas Nacionais Trimestrais do segundo trimestre de 2015 serão divulgados no próximo dia 31 de Agosto.
Agricultura e Mar Actual