Início / Agricultura / Estado concessiona exploração das minas de Moncorvo à MIT Ferro

Estado concessiona exploração das minas de Moncorvo à MIT Ferro

O secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, atribuiu à empresa MTI Ferro de Moncorvo, a concessão da exploração de ferro e minerais associados, numa cerimónia onde estiveram também presentes o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes.

A área mineira em causa situa-se nas uniões de freguesias de Felgar e Souto da Velha, Felgueiras e Maçores, e nas freguesias de Mós, Carviçais, Larinho, Torre de Moncorvo e Açoreira, no concelho de Torres de Moncorvo.

A atribuição desta concessão de exploração decorre dos trabalhos de “revelação e evidenciação que a MTI Ferro de Moncorvo desenvolveu ao abrigo do contrato de 2008, bem como da exploração experimental realizada no âmbito de contrato de 2013”, refere uma nota do Executivo.

Dinamização do sector mineiro

O secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, afirmou que “esta iniciativa insere-se na estratégia de dinamização do sector mineiro, com vista à criação de oportunidades de investimento para as empresas do sector, num processo de envolvimento simultâneo das populações e respectivas autarquias”. Neste sentido, o Governo já desbloqueou mais de 100 processos pendentes, alguns datando de 2012.

Estão, igualmente, a ser desenvolvidos esforços para obter informação detalhada sobre o território nacional, de modo a caracterizar o potencial da Base Nacional de Recursos Mineiros e colmatar o actual défice de conhecimento.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Indústrias de madeira e mobiliário debatem descarbonização e gestão da floresta em Congresso

Partilhar              O 8º Congresso das Indústrias de Madeira e Mobiliário, sob o mote “Um Rumo de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.