Gonçalo Cadilhe revisita um percurso feito há oito séculos e descobre um dos maiores viajantes da História de Portugal: Santo António.
António, o Santo português de Pádua, viajou durante dez anos numa época em que as estradas tinham desaparecido, o sistema cambial ainda não fora inventado, os idiomas não se traduziam em dicionários, os mapas não existiam. Gonçalo Cadilhe refaz a grande viagem deste franciscano, que durou os últimos dez anos da sua vida, e dá-nos toda a atmosfera do início do século XIII: a Reconquista Cristã, o espírito das Cruzadas, a guerra civil entre o Papa e o Imperador e a amizade com São Francisco de Assis.
Para Gonçalo Cadilhe, o português de Pádua é um dos maiores viajantes da história de Portugal, ao nível de Fernão Mendes Pinto e Pêro da Covilhã. Uma das coisas extraordinárias que o autor descobriu sobre António é que o seu processo de canonização não refere de modo nenhum dotes sobrenaturais ou acções milagreiras. Pelo contrário, o homem torna-se santo pela sua acção apostólica e missionária. Ou, por outras palavras, a santidade de António deve-se sobretudo à sua vida de divulgador e viajante. Este olhar inédito sobre o santo português não é o de um devoto, nem o de um historiador, nem o de um antropólogo da religião. É o olhar de um viajante que, oito séculos depois, reconstitui o itinerário fundamental da vida do santo recorrendo a várias fontes históricas e aos percursos consagrados na época.
“Enquanto eu ia recuperando um itinerário antigo de oito séculos, tentava encontrar igrejas, monumentos, quarteirões, paisagens, passagens, que pudessem ser significativamente semelhantes aos que o meu compatriota teria visto, vivido e experimentado. (…) O desembarque em Hipona, na Argélia, a cidade do seu mentor Santo Agostinho, uma hipótese que coloco de maneira fundamentada no respectivo capítulo, é outro dos lugares que certamente terá emocionado o meu compatriota tanto quanto me emocionou a mim. Chegar por mar, de madrugada, com uma luminosidade puríssima, à Sicília, foi um dos momentos mais bonitos da minha viagem”, refere o escritor.
Nos Passos de Santo António
190 Páginas + Extratextos
PVP: 16,00€
Editora: Clube do Autor
Disponível a partir de dia 24 de Novembro.
Agricultura e Mar Actual