Início / Agricultura / Cotações – Aves e Ovos – Informação Semanal – 14 a 20 Novembro 2016

Cotações – Aves e Ovos – Informação Semanal – 14 a 20 Novembro 2016

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

A cotação média nacional do frango abatido (65% – de 1100 a 1300 g), registou um pequeno acréscimo, +1 cêntimo/Kg. O frango vivo (de 1,8 Kg) e o peru, vivo (de 14 a 15 Kg) e abatido (80% – de 5,7 a 9,8 Kg) mantiveram-se novamente estáveis em relação à semana anterior.

Na região Centro a oferta de frango foi abundante e a procura média nas duas áreas de mercado analisadas, Dão-Lafões e Litoral Centro. A oferta diminuiu um pouco em relação à semana anterior e a procura é normal para a época do ano. A exportação mantém-se a bom ritmo, no Litoral Centro. No que se refere às cotações +freq. do frango abatido, registou-se uma subida da classe de peso de 900-1100 g no Litoral Centro e das classes de 1100-1300 g e >1300 g em Dão-Lafões, +5 a +10 cêntimos/Kg. Em Dão-Lafões, a oferta de frango do campo (2,3 a 2,5 Kg) mantém-se abundante e excedentária, no entanto verificou-se um acréscimo da cotação máx. (+10 cêntimos/Kg); estabilidade do peru abatido. Ligeiros acréscimos das cotações das galinhas vivas, pesadas e semi-pesadas, nas duas áreas, Dão-Lafões e Litoral Centro, +2 a +10 cêntimos/Kg.

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta e a procura de frango foram médias. A tendência foi de completa estabilidade, quer no caso do frango, quer do peru, vivos e abatidos, quer das galinhas vivas, pesadas e semi-pesadas.

cotacoes-aves-20-nov

Ovos

Na semana em análise as cotações médias nacionais do ovo na produção (ovo a peso de 60-68 g) e dos ovos classificados e embalados em ovotermo das classes de peso M e L mantiveram-se de novo estáveis em relação à semana anterior.

Na região Centro a oferta de ovo foi relativamente abundante e a procura animada nas duas áreas de mercado, Dão-Lafões e Litoral Centro. A oferta aumentou nas últimas semanas, mas esta semana também subiu a procura, pelo que o mercado está equilibrado, uma vez que a quadra natalícia se aproxima. De referir que a exportação de ovo se mantém no Litoral Centro. No que se refere às cotações, apenas se registou uma ajustamento em alta da cot. máx. do ovo a peso no Litoral Centro (+1 cêntimo / Kg).

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta de ovo foi abundante e a procura animada. As cotações dos ovos, quer na produção, quer dos ovos classificados, em cartão e ovotermo, de todas as classes de peso, mantiveram-se estáveis relativamente à semana anterior.

cotacoes-ovos-20-nov

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Marinha Portuguesa projecta embarcação de alta velocidade para São Tomé e Príncipe

Partilhar              Uma embarcação de alta velocidade, com “ligações prováveis ao narcotráfico”, foi encontrada, na Praia das …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.