Início / Featured / Grupo de trabalho da acessibilidade dos portos reuniu-se em Póvoa de Varzim

Grupo de trabalho da acessibilidade dos portos reuniu-se em Póvoa de Varzim

O grupo de trabalho responsável pela “Acessibilidade dos portos de Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Vila Praia de Âncora”, coordenada por representantes do Ministério do Mar, esteve reunido, no dia 7 de Novembro, na sede da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar.

Este grupo de trabalho vai avaliar as condições de segurança e navegabilidade das barras dos referidos portos, as condições de trabalho e segurança de acção nas operações portuárias do sector pesqueiro, no acesso ao porto, bem como as condições da operação do porto.

Neste sentido, o grupo vai identificar: a situação das obras de dragagem nos portos de Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Vila Praia de Âncora, e necessidades para garantir, integralmente, as suas condições de acessibilidade; previsão e calendarização dos próximos orçamentos do Estado da verba para obras de dragagem e manutenção dos portos; data para o início das operações de desassoreamento do porto da Póvoa de Varzim.

Entre outras funções, o grupo também irá realizar uma análise da sustentabilidade dos portos da zona Norte nas dimensões económica, ambiental e social.

Próxima reunião a 18 de Novembro

O grupo de trabalho é constituído por 11 pessoas: dois representantes do gabinete da ministra do Mar; um representante da Câmara Municipal de Vila do Conde; um representante da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim; um representante da Câmara Municipal de Caminha; um representante da Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos; um representante da Docapesca, Portos e Lotas; um representante da Autoridade Marítima Nacional; um representante da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar; um representante da Associação dos Armadores da Pesca do Norte; um representante da Apropesca – Organização de Produtores da Pesca Artesanal.

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim esteve representada pelo seu vice-presidente, Luís Diamantino, e a próxima reunião ficou agendada para 18 de Novembro, no edifício dos Paços do Concelho de Póvoa de Varzim, informa a autarquia.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Sakata coloca em Almería a primeira pedra da sede central para Espanha e Portugal

Partilhar              A Sakata colocou a primeira pedra das novas instalações centrais da empresa na Península Ibérica. …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.