Início / Agricultura / Governo assinala lançamento do gasóleo profissional em Vilar Formoso

Governo assinala lançamento do gasóleo profissional em Vilar Formoso

O Governo assinala hoje, 15 de Setembro, o lançamento do período experimental de aplicação do regime de gasóleo profissional em Vilar Formoso. Na cerimónia estarão presentes o ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, e o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches.

Após um conjunto de reuniões de trabalho – coordenadas pelo ministro Adjunto e que envolveram os secretários de Estado dos Assuntos Fiscais e da Energia e as associações representativas do sector – para avaliar o impacto da evolução do preço dos combustíveis nos transportes de mercadorias, o Governo decidiu, entre outras medidas, criar o regime de gasóleo profissional para empresas de transporte de mercadorias com viaturas com peso superior a 35 toneladas.

A Lei n.º 24/2016, de 22 de Agosto, criou, assim, o regime de reembolso de impostos sobre combustíveis para as empresas de transporte de mercadorias, a aplicar em todo o País em 2017.

Período experimental

Foi ainda decidida a realização de um período experimental de aplicação desta Lei, a partir de 15 de Setembro, em quatro zonas de fronteira: Quintanilha, Vilar Formoso, Caia e Vila Verde de Ficalho, abrangendo os concelhos de Bragança, Macedo de Cavaleiros, Almeida, Guarda, Elvas, Estremoz, Serpa e Beja.

O regime permite que o preço de gasóleo tenha uma carga fiscal equivalente à praticada em Espanha, ou seja, eliminando o diferencial que existe relativamente aos impostos específicos sobre combustíveis.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Indústrias de madeira e mobiliário debatem descarbonização e gestão da floresta em Congresso

Partilhar              O 8º Congresso das Indústrias de Madeira e Mobiliário, sob o mote “Um Rumo de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.