A área de cultura de citrinos em Portugal cresceu, em média, ao longo dos últimos 10 anos, à taxa de 1,0% ao ano. Entre 2011 e 2021, a área de citrinos observou um crescimento significativo de 11%, devido, principalmente, aos crescimentos observados na cultura da laranja, do limão e da tangerina.
Segundo uma análise da consultora agrícola Agro.Ges à fileira dos citrinos, na 15ª Edição da Millennium Agro News, no período entre 2001-2021, regista-se um decréscimo de área de 20%, onde a única cultura que evoluiu positivamente relativamente à sua área foi o limão.
Relativamente à importância das regiões, pode-se concluir que em 2021 o Algarve destacou-se por ser a região agrária com maior importância, representando 74,1% da área de produção de citrinos, seguindo-se o Alentejo com 8,6%, o Ribatejo e Oeste com 6,5% e o Entre Douro e Minho com 3,6%. O crescimento registado no período 2011-2021 ocorreu principalmente devido ao significativo incremento de área de produção de citrinos verificado na região do Algarve (mais 2237 ha).
Quanto à produção, a sua evolução ultrapassou, em volume, o crescimento da área ocupa- da, tendo-se verificado um aumento de produtividades. Os maiores aumentos de produção verificaram-se na laranja e na tangerina, tal como aconteceu com os aumentos de área, acrescenta a mesma análise da Agro.Ges.
Agricultura e Mar