A 55ª edição da AGRO – Feira Internacional da Agricultura, Pecuária e Alimentação — que arrancou a 30 de Março — chega hoje, 2 de Abril, ao fim. Um certame onde a exposição de maquinaria agrícola foi marcado por uma máquina única na Península Ibérica, com 35 toneladas, que tem um valor de mercado na ordem dos 700 mil euros. Trata-se de um pré-triturador Neuenhauser Targo 3000, em que operação é feita através de comando remoto. Usa um eixo de três metros com 21 ou, opcionalmente, 41 dentes de eixo aparafusados para processar resíduos de madeira, resíduos verdes, cascas, e outros materiais.
O Targo 3000 XD-E usa um eixo de 3 metros com 21 (opcionalmente 42) dentes de eixo para o processamento de uma ampla variedade de resíduos e materiais residuais, como resíduos orgânicos, resíduos verdes e resíduos de madeira
Segundo a organização, a cargo da InvestBraga – Agência para a Dinamização Económica e do Município de Braga, esta foi a AGRO mais participada de sempre, ao atrair cerca de 45 mil visitantes durante os quatro dias do evento. “É notável”, regozijou-se o presidente do Município de Braga, Ricardo Rio, presente no encerramento, esta tarde de domingo, 2 de Abril. A próxima edição decorrerá entre 21 e 24 de Março de 2024.
“Ficamos muito próximos dos 45 mil visitantes, o que é notável e mérito de todos aqueles que confiaram nesta organização e vieram trazer os seus produtos, os seus serviços e as várias inovações”, sublinhou o autarca, elogiando o ambiente que se vive na feira, que propicia “um convívio familiar e intergeracional entre profissionais e curiosos”.
Com estes resultados, o presidente da Câmara não tem dúvidas de que a Feira Internacional da Agricultura, Pecuária e Alimentação é já um evento de ponto de passagem obrigatório no calendário anual da cidade. “Foi o regresso das velhas excursões de agricultores à AGRO, uma afluência espectacular também de escolas, e isso tornou o ambiente desta 55ª edição muito especial”, reforçou Ricardo Rio, admitindo que o próximo passo do evento será apostar na internacionalização para continuar a evoluir.
Neuenhauser Targo 3000
O Targo 3000 XD-E, a ferramenta estrela na exposição de maquinaria agroflorestal da AGRO, possui um motor eléctrico de 315 kW com eficiência energética, que permite que o triturador móvel comece a funcionar com baixo ruído e zero emissões de gases de escape, garante a produtora Neuenhauser.
Adianta a empresa que o accionamento electromecânico substitui o motor diesel com o qual o modelo irmão Targo 3000 XD está equipado. Assim como o seu gémeo do mesmo tamanho, o modelo energeticamente eficiente pesa 35 toneladas e combina os pontos fortes de um triturador estacionário com a flexibilidade de uma máquina móvel.
O chassi de esteira integrado do Targo 3000 XD-E oferece “tracção segura e orientada para o alvo em qualquer terreno. Devido ao conceito operacional simples e à facilidade de manutenção, trabalhar com o triturador móvel é uma experiência agradável, que pode ser descrita como uma “brincadeira de criança””, adianta a Neuenhauser.
O Targo 3000 XD-E usa um eixo de 3 metros com 21 (opcionalmente 42) dentes de eixo para o processamento de uma ampla variedade de resíduos e materiais residuais, como resíduos orgânicos, resíduos verdes e resíduos de madeira.
A Neuenhauser destaca as seguintes características técnicas do Targo 3000:
- Duas velocidades de direcção variáveis para uma rápida mudança de local
- Suprimentos operacionais são preenchidos a partir do solo
- Ferramentas de trituração parafusadas
- Accionamento eléctrico directo
- Sem ponte devido a paredes laterais íngremes
- A correia transportadora de descarga extra longa permite grandes stocks e carregamento directo do camião.
Saiba mais aqui.
Agricultura e Mar