A Comissão Europeia já abriu as inscrições para a 4ª edição do Prémio Europeu da Produção Biológica. As candidaturas estão abertas até 27 de Abril de 2025. Estes prémios celebram os líderes da cadeia de valor biológica que desenvolvem projectos inspiradores que melhoram a produção e o consumo de alimentos biológicos. Os vencedores deste ano serão anunciados na cerimónia de entrega dos prémios no Dia Biológico da UE, a 23 de Setembro, em Bruxelas.
O Prémio Europeu da Produção Biológica é organizado conjuntamente pela Comissão Europeia, pelo Comité Económico e Social Europeu, pelo Comité das Regiões Europeu e pelo COPA-COGECA. e o IFOAM Organics Europe, com a participação do Parlamento Europeu e do Conselho na avaliação.
Serão entregues sete prémios em seis categorias:
- Melhor agricultor biológico (feminino e masculino)
- Melhor região/biodistrito biológico
- Melhor cidade orgânica
- Melhor PME do setor da transformação de produtos alimentares biológicos
- Melhor Retalhista de Alimentos Biológicos
- Melhor Restaurante/Serviço Alimentar Biológico
Pode candidatar-se ao prémio qualquer interveniente ou instituição da UE com um projecto digno de nota que contribua para uma maior acessibilidade dos preços e dos produtos biológicos na UE. Tal inclui não só os agricultores biológicos, as regiões ou os biodistritos, ou empresas únicas, como lojas ou restaurantes biológicos, mas também as cidades que oferecem, por exemplo, refeições biológicas aos alunos das escolas locais ou promovem activamente a produção biológica.
Para o Comissário para Agricultura e Alimentação, Christophe Hansen, “a agricultura biológica desempenha um papel crucial na configuração de um sistema alimentar mais sustentável e resiliente na UE. Os Prémios Europeus da Produção Biológica destacam a dedicação e a inovação daqueles que estão a impulsionar esta transformação. Encorajo todos aqueles que contribuem para o êxito do setor biológico a candidatarem-se, a partilharem as suas realizações e a contribuírem para moldar o futuro da agricultura biológica na UE”.
Pode candidatar-se aqui.
Agricultura e Mar