Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola
Chegou o Outono e por isso, chegou também o momento de dar à sua horta os cuidados que ela necessita. Além do Outono ser a época das colheitas das suas hortícolas e frutas, é também a época adequada para limpar o seu terreno e começar a planear a instalação de novas culturas na sua horta. Conheça neste artigo 4 passos essenciais que deve cumprir para preparar da melhor forma a sua horta para o Outono.
1 . Faça as últimas colheitas das suas culturas de Verão
No Outono a sua horta necessita de novos cuidados e por isso deve estar limpa de quaisquer restos de culturas anteriores. A grande parte das hortícolas que plantou no Verão, começam a mostrar sinais de perda de frescura e qualidade. Com a chegada dos dias mais curtos e mais húmidos, é a altura de colher as hortícolas que ainda estão na sua horta: tomates, batatas, beringelas, abóboras, meloas, pepinos, entre outros. No pomar, colha os frutos que ainda não estiverem totalmente maduros e coloque-os a amadurecer na sua cave/despensa ou perto de uma janela onde bata o sol. Não vale a pena deixá-los a “vegetar” pois já não vai incrementar as suas produções agrícolas a esta altura.
No que diz respeito às culturas com raízes comestíveis, como as beterrabas e o alho francês pode deixá-las ficar na terra por mais algum tempo, mas não exagere. Vá arrancando estas culturas à medida que as vai inserindo nos seus pratos culinários uma vez que se conservam mal ao ar livre e perdem o sabor.
2 . Limpe e prepare o terreno para as novas culturas
Depois de proceder ao primeiro passo, é agora o momento certo de proceder à limpeza e preparação do solo para as novas culturas que pretende instalar. Antes de proceder à sementeira ou plantação, mobilize sempre o solo recorrendo a uma enxada caso seja uma área pequena, ou a uma fresa ou “capinadeira” caso se trate de uma área de maiores dimensões. Dessa forma, ao remexer o solo irá prepará-lo melhor para a fase que se segue. Não se esqueça que deve eliminar pedras, restos das culturas anteriores, ervas daninhas, e qualquer outro tipo de “entulho” à medida que vai prosseguindo com os trabalhos de limpeza e preparação do solo.
Espalhe uma camada do substrato SIRO Horta por exemplo, podendo optar também por misturar um pouco do corretivo orgânico SIRO AGRO 5, de forma a corrigir a fertilidade do solo, contribuindo para repor os nutrientes absorvidos pelas plantas durante o ano.
A utilização deste correctivo orgânico pode ajudá-lo(a) a melhorar as características físicas, químicas e biológicas da sua horta, facilitando o bom desenvolvimento e produtividade das hortícolas. É especialmente recomendado para fertilizações de fundo ou cobertura de hortícolas, pomares, vinha e jardinagem, podendo ser utilizado ao longo do ano consoante as necessidades das plantas.
Após a sua distribuição no solo é necessário incorporar o correctivo no solo, gradando ligeiramente. Saiba mais sobre este correctivo aqui.
3 . Plante e semeie as suas culturas para o Inverno
Esta estação que agora começou é uma altura óptima para fazer algumas “experiências” na sua horta. Opte especialmente por plantar/semear culturas como crescimento mais rápido como agriões, alhos, chalotas uma vez que são mais resistentes ao frio. Se quer já planear as suas culturas para o Inverno, semeie ou plante as seguintes culturas:
- -Couve-flor
- -Brócolos
- -Espinafres
- -Couves de Bruxelas
- -Cebolas
- -Cenouras
- -Nabos
- -Alho francês
- -Beterraba
- -Acelgas
- -Entre outros;
4. Adapte os seus cultivos às condições edafo-climáticas da sua horta
Sei que por vezes é tentador plantar/semear um pouco de tudo na sua horta. No entanto, deve ter em atenção que o mais importante é cultivar aquilo que está mais adaptado às condições climáticas da região onde viva.
Se viver perto da montanha, proteja as suas culturas com mini-abrigos como túneis de protecção ou estufins. Se morar perto do mar, atrase as suas sementeiras das culturas com raízes comestíveis como as beterrabas e rabanetes para que não sofram tanto com as condições climáticas características destas zonas. Tenha também em atenção práticas culturais como a rotação de culturas, consociação de culturas e a influência da Lua quando for semear para maximizar os resultados.
Todas estes pormenores farão certamente a diferença.
Bons cultivos!
Agricultura e Mar Actual
Foi muito enriquecedora, parabéns trouxe muitos conhecimentos.