Início / Agenda / 35ª Ovibeja promove Rota do Azeite como passaporte para o conhecimento

35ª Ovibeja promove Rota do Azeite como passaporte para o conhecimento

Uma “viagem” pela Rota do Azeite, no Alentejo, é a proposta da Comissão organizadora da Ovibeja para dar a conhecer a realidade actual da região a jornalistas nacionais e internacionais, com especial destaque para os bastidores do 8º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja.

A prova e selecção dos melhores azeites do mundo, de entre os mais de 150 enviados a concurso, vão acontecer nos dias 12 e 13 de Abril, em Beja, por cerca de 40 jurados provenientes de 12 países.

Categorias

As categorias a concurso são Frutado Maduro, Frutado Verde Ligeiro, Frutado Verde Médio e Frutado Intenso. No dia 13, os jornalistas convidados poderão conferir, in loco, o rigor das normas observadas pelo único concurso português de âmbito internacional, classificado em 1º lugar no mundo. Vão ainda participar em provas de azeite e conhecer um lagar e a actividade olivícola da região.

Estimular o empenho na máxima qualidade para a abordagem profissional dos mercados externos é um dos objectivos do Concurso de Azeites Ovibeja que este ano se realiza sob o signo da maior produção de azeite de que há registos em Portugal.

Alentejo o maior produtor de azeite

De acordo os dados já apurados pelo Sistema de Informação do Azeite (SIAZ), a produção nacional de azeite atingiu, na campanha de 2017-2018, as 125 mil toneladas. Sendo que o Alentejo é, de longe, a maior região produtora de azeite, representando 78 por cento da produção nacional, dará nesta região uma produção de cerca de 97.500 toneladas de azeite.

A boa produção de azeite nesta campanha deve-se ao facto de ser um ano de safra, à entrada em produção de novas áreas de olival, principalmente no Alentejo, e ao rendimento da azeitona em azeite. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), a qualidade média dos azeites produzidos este ano também foi bastante elevada.

Simpósio Internacional de Azeite

A qualidade, associada à competitividade e à comercialização internacional de azeite como estímulo à cultura de excelência dos azeites nacionais vão ser o mote do Simpósio Internacional de Azeite que a ACOS – Associação de Agricultores do Sul vai realizar, juntamente com a Olivum, no decorrer da Ovibeja, a 28 de Abril.

Para prestar mais informações e esclarecimentos à opinião pública, a exemplo do que é apanágio da Ovibeja, o Simpósio, que decorre durante todo o dia, vai debruçar-se ainda sobre a sustentabilidade do olival e o ambiente.

Os oradores convidados, portugueses e espanhóis, são investigadores e especialistas com abordagens multidisciplinares sobre as temáticas em foco. No final desta jornada decorre, ainda no dia 28 de Abril, a entrega dos prémios aos vencedores do 8º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja.

O Concurso é organizado pela ACOS, em colaboração com a Casa do Azeite e o Patrocínio exclusivo do Crédito Agrícola.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.