O Cabo Verde Investment Forum (CVIF) 2020 realiza-se de 1 a 3 de Julho na Ilha do Sal, anunciou o vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, na cerimónia de apresentação pública da edição deste ano daquele encontro, da apresentação dos resultados do CVIF2019 e da Plataforma de Investimento.
O objectivo deste encontro é acelerar os investimentos do sector financeiro privado e público e dos investidores privados, na implementação de projectos catalisadores que promovam o crescimento económico sustentável e a criação de emprego em Cabo Verde.
Sectores em destaque
Entre os sectores em destaque no 2.º Cabo Verde Investment Forum estão o agronegócio, economia marítima, transporte, TIC’s, turismo, infra-estruturas e energia.
Com este fórum, afirmou Olavo Correia, citado pela agência noticiosa Inforpress, pretende-se continuar a persistir na promoção de Cabo Verde enquanto destino de investimentos.
O ministro das Finanças recordou que o governo assume-se como um elemento facilitador, “que vai à procura das oportunidades, cria um quadro legal, cria um espaço de contacto entre os promotores e investidores, gestores, para que os investimentos possam ser concretizados”.
Edição de 2019
O coordenador do Cabo Verde Investment Fórum e presidente da Bolsa de Valores de Cabo Verde, Manuel Lima, considerou que os resultados da edição de 2019 foram positivos e este ano querem continuar com a mesma dinâmica, mas superando-a.
Falando dos resultados da edição de 2019, que aconteceu na Ilha do Sal, informou que foram identificados 78 projectos, mas apenas 41 tiveram a aprovação da comissão para serem apresentados durante o fórum.
No ano passado, o Fórum contou com a participação de mais de 300 pessoas, incluindo, promotores e investidores. Homens e mulheres de negócios, decisores de alto nível da indústria e sectores produtivos, comércio, serviços e finanças, representantes do sector privado, presidentes, CEO´s, executivos financeiros, membros de governos, organizações internacionais e empresas internacionais.
Participaram deste evento representantes de todos os continentes e mais de 25 nacionalidades, com destaque para Cabo Verde, Espanha, Portugal, Estados Unidos, Luxemburgo, França, Senegal, Alemanha e Nigéria.
Agricultura e Mar Actual