A The Navigator Company realiza, no dia 4 de Novembro, a 18ª sessão do seu Fórum de Sustentabilidade, um encontro que tem como tema “Agenda 2030 de Gestão Responsável – compromisso com o Futuro”. A iniciativa, que decorrerá no Lisbon Secret Spot – Montes Claros, em Lisboa, vai reunir especialistas nacionais e internacionais num debate sobre os desafios empresariais no contexto de macrotendências e desafios globais em permanente mudança e das novas exigências europeias de reporte de sustentabilidade.
O evento terá início às 14h30, com a abertura a cargo de António Redondo, CEO da The Navigator Company, que abordará a sustentabilidade como parte integrante da estratégia de negócio da empresa. “A Navigator tem vindo a implementar a sua Agenda 2030 de gestão responsável, a matriz conceptual e operacional que guia a empresa perante os desafios e as oportunidades da década, construída com base no envolvimento de stakeholders no processo de análise de materialidade dos seus temas e com o objectivo de contribuir para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas”, refere uma nota e imprensa da Navigator.
O programa inclui também as intervenções de especialistas de renome, como Nuno Moreira da Cruz, da Católica Lisbon School of Business & Economics, que trará uma reflexão sobre o “Responsible Business” e o papel das empresas enquanto agentes de mudança. Outro destaque será a intervenção de Emanuele Simoncelli, da KPMG Itália, que irá explorar a relevância da dupla materialidade na resposta às crescentes exigências de transparência e gestão de riscos ESG (ambientais, sociais e de governança), num contexto de crescente convergência entre sistemas financeiro e não financeiro.
Paula Guimarães, directora de Sustentabilidade da The Navigator Company, apresentará um panorama sobre a Agenda 2030 da empresa, abordando os temas mais materiais e as acções com impacto que têm vindo a ser implementadas nas vertentes do Clima, Natureza e Sociedade.
O evento inclui, ainda, uma mesa-redonda, que contará com a participação de Assunção Cristas (Nova School of Law e VdA), Gustavo Barreto (Grupo AGEAS Portugal), Sofia Lufinha (TAP Air Portugal) e Luís Mendes (BA Glass), onde serão debatidos os desafios e as oportunidades que os riscos ESG trazem para as empresas e partilhados exemplos de sucesso.
A anteceder este debate, André Themudo, da BlackRock Iberia, trará uma reflexão sobre a emergência dos frameworks ESG no panorama da gestão da sustentabilidade e das finanças sustentáveis, e sobre as oportunidades de investimento em contexto de transição para uma economia de baixo carbono, adianta a mesma nota.
O encontro será encerrado por Teresa Presas, Secretária do Fórum de Sustentabilidade, estrutura de governação da Sustentabilidade da The Navigator Company assente num modelo consolidado de envolvimento com os seus diferentes stakeholders.
O evento acontece numa altura em que se encontram em vigor as novas Normas Europeias de Relato de Sustentabilidade, que vão reflectir-se, já, nos relatórios a publicar em 2025 de empresas cotadas e de grande dimensão. Estas normas foram desenvolvidas no âmbito da Directiva de Relato de Sustentabilidade Corporativa (CSRD), substituindo e ampliando os requisitos da Directiva de Relato Não Financeiro (NFRD) e visam melhorar a transparência e a comparabilidade do desempenho de ESG das empresas.
Programa completo aqui.
Agricultura e Mar