O Governo Regional da madeira informa que já foi publicado no Jornal Oficial da Região a portaria referente aos seguros agrícolas. “Uma ambição há muito reivindicada pelos agricultores e que agora é uma realidade”, salienta o Executivo madeirense.
O seguro, o mais abrangente em território nacional, irá cobrir, a partir de agora, fenómenos climáticos adversos como chuvas fortes, ventos fortes, granizo e incêndios na Madeira.
Para o secretário regional de Agricultura e Pescas, Humberto Vasconcelos, esta é uma medida que se reveste de grande importância na medida em que vai garantir sempre um rendimento ao agricultor em caso de intempérie. “Trata-se de uma medida importante e que o Governo Regional sempre encarou como sendo uma prioridade”, disse o secretário da tutela.
Suportado pelo PRODERAM
O seguro será suportado pelo PRODERAM, em 62% caso se trate de um seguro individual e 65% caso seja um seguro colectivo, como por exemplo, realizado por uma associação de agricultores. O agricultor apenas paga o que não é suportado pelos fundos comunitários.
Os apoios previstos na portaria visam incentivar a competitividade da agricultura, dinamizar a utilização de seguros agrícolas, promover a gestão de risco na agricultura e compensar e minimizar as perdas provocadas por fenómenos climáticos adversos, sobre o rendimento da actividade agrícola.
Pode consultar a portaria dos seguros agrícolas aqui.
Agricultura e Mar Actual