Início / Agricultura / Xylella fastidiosa chega a Portalegre
Graphocephala atropunctata, vector da doença (Xylella fastidiosa) na vinha. Adulto (feminino) em videira. Foto: AH - Purcell Universidade da Califórnia, Berkeley (EUA)

Xylella fastidiosa chega a Portalegre

A DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária informa que foi confirmada a presença da bactéria Xylella fastidiosa em 30 amostra, nas freguesias de São Salvador da Aramenha (concelho de Marvão) e Reguengo e São Julião (concelho de Portalegre), perfazendo assim um total de 3 zonas infectadas na zona demarcada para Xylella fastidiosa de Marvão.

“As plantas identificadas infectadas, até a presente data, na zona demarcada pertencem aos seguintes géneros e espécies: Acacia dealbata, Cistus spp., Cistus ladanifer, Cytisus spp., Cytisus lanigerus, Cytisus scoparius, Cytisus striatus, Genista triacanthos, Genista tridentata, Rubus ulmifolius”, refere o Edital 13/2024/XF/AL, da DGAV.

E adianta que foi identificada a subespécie responsável pelo resultado positivo na planta de Cytisus striatus como sendo Xylella fastidiosa subsp. fastidiosa. Os restantes resultados positivos estão a aguardar pela identificação da subespécie da bactéria.

Assim, a DGAV procedeu à actualização da Zona Demarcada para Xylella fastidiosa em Marvão, através do Edital 13/2024/XF/AL (ver aqui), conforme última actualização do Despacho 51/G/2024, assim como a notificação da aplicação de medidas fitossanitárias para a erradicação da bactéria Xylella fastidiosa.

Saiba mais sobre a Xylella fastidiosa na página da DGAV dedicada a esta praga, aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.