O XXII Fórum Nacional de Apicultura e a XXI Feira Nacional do Mel realizaram-se de 15 a 17 de Novembro, na Fábrica de Santo Thyrso, em Santo Tirso. Dois eventos promovido pela FNAP — Federação Nacional dos Apicultores de Portugal, a Associação de Apicultores do Norte de Portugal e a Câmara Municipal de Santo Tirso.
Um Fórum onde a Vespa velutina, também conhecida por Vespa Asiática, será tema de debate. “Mais de 10 após a chegada da Vespa velutina a Portugal, precisamente através da região Norte litoral, os apicultores portugueses continuam a lutar contra este predador de forma desigual. Armadilhas, sim ou não e quando? As harpas funcionam, e que investimento é necessário fazer? O investimento público feito na destruição de ninhos ajudou o sector apícola? E que estratégias foram adoptadas por outros países para ajudar os apicultores a combater a Vespa velutina? O que falta ainda fazer? Que caminhos devemos percorrer?”, os temas que vão estar em debate.
Os apoios financeiros à apicultura serão também debatidos. “A seca de 2023 provocou uma quebra histórica na produtividade da apicultura portuguesa. O presente ano ficou marcado por incêndios devastadores que destruíram pastagens, colmeias e infra-estruturas de apoio à actividade”, refere a organização do evento.
Por outro lado, adianta, “o ano de 2024 começou com o pagamento do Apoio Financeiro à Seca, e ficará na memória dos apicultores como o ano em que finalmente a apicultura foi contemplada com apoios agroambientais que funcionam e que chegam aos produtores”.
Ainda assim, “a actividade apícola enfrenta desafios importantes, pelo que importa discutir de que forma as ferramentas de apoio podem contribuir para os ultrapassar: que modelos alternativos existem para a intervenção sectorial apícola? O que é prioritário para os apicultores?”.
Durante estes três dias decorrerá também a XXI Feira Nacional do Mel a qual pretende promover os produtos da apicultura portuguesa junto dos consumidores da região Norte litoral de Portugal.
A participação no Fórum é gratuita mas de inscrição obrigatória, aqui.
Agricultura e Mar