Início / Agricultura / Vinhos do Algarve têm nova identidade e estratégia de aposta na qualidade

Vinhos do Algarve têm nova identidade e estratégia de aposta na qualidade

A Comissão Vitivinícola do Algarve apresentou, no dia 27 de Fevereiro de 2020, uma nova identidade para os Vinhos do Algarve. O objectivo do reposicionamento da CVA é, segundo a sua presidente, Sara Silva, colocar os vinhos do Algarve no mapa, destacando a qualidade da região. E enfatizando a diversidade – de vinhos, de produtores e de castas.

A apresentação da nova identidade da CVA aconteceu, em Lisboa, num evento que reuniu vinhos do Algarve de 20 produtores e três chefs – Rui Silvestre, que ganhou uma estrela Michelin para o Vistas; Noélia Jerónimo, do restaurante homónimo, em Cabanas de Tavira; e Bertílio Gomes, da Taberna Albricoque, em Lisboa.

As propostas gastronómicas foram harmonizadas com vinhos seleccionados pelo escanção Nuno Pires, do Vistas.
Este evento teve o apoio da Região de Turismo do Algarve e dos Municípios de Lagoa, Lagos, S. Brás de Alportel, Albufeira e Silves.

Estratégia

A Região Vitivinícola do Algarve registou nos últimos anos uma evolução bastante positiva ao nível do aumento do número de produtores, área de vinha, produção e qualidade dos vinhos. “Constata-se, hoje, uma tendência de regresso às origens, buscando o mais tradicional do Algarve tendo-se assistido a uma aposta forte nas castas Negra-Mole e Crato-Branco (Síria), de Vinhas Velhas, em linha com as novas tendências do consumidor que procura algo diferenciador e genuíno”, realça uma nota de imprensa da Comissão.

Para Sara Silva, “a focalização na qualidade será o caminho a seguir pela região uma vez que, dada a dimensão geográfica do Algarve, não será possível competir em escala. Por isso, a aposta no mercado nacional, e mais especificamente, regional é deveras importante”.

Acções dirigidas ao canal Horeca e turismo

No que diz respeito à estratégia de promoção, passa, não só, pela nova identidade e comunicação dos Vinhos do Algarve, com vista à projecção e reconhecimento da qualidade dos vinhos, mas também por acções dirigidas ao canal Horeca. “Ainda que a Região do Algarve seja a que apresenta maior crescimento no canal Horeca, existe um mercado regional bastante alargado com um enorme potencial a ser explorado pelos Vinhos do Algarve”, acrescenta a mesma nota.

A estratégia de promoção envolve também acções dirigidas ao mercado do turismo (nacional e internacional), de grande relevo na região, em parceria com a Região do Turismo do Algarve, nomeadamente em feiras, postos de turismo e Aeroporto de Faro.

“Os Vinhos do Algarve são já reconhecidos como vinhos de grande qualidade. A sua procura já é significativa quer ao nível da crescente procura por parte dos consumidores, na restauração e nas superfícies comerciais. Sendo, por isso, relevante continuar a reforçar esta aposta. É neste sentido que foi desenvolvida uma nova identidade para os vinhos da região”, explica a Comissão Vitivinícola do Algarve.

“O posicionamento da marca, deve espelhar todo o esforço feito pelos produtores na aposta pela qualidade. A restauração e hotelaria do Algarve são parceiros incontornáveis dos Vinhos da região, que podem oferecer mais autenticidade com uma experiência gastronómica enriquecedora e única, aliando os excelentes vinhos da região à excelente gastronomia algarvia”, salienta Sara Silva.

Nova identidade

A nova identidade, desenvolvida pela empresa NUTS, é o resultado de um trabalho que visa reforçar, junto da restauração e do público final, a qualidade, diversidade e exclusividade dos Vinhos do Algarve.

O Algarve é uma região onde o sol e a serra se conjugam numa harmonia perfeita, onde residentes e turistas procuram experiências imersivas de sabores, momentos de lazer e de bem-estar. Nos vinhos do Algarve misturam-se culturas, técnicas e sensibilidades assim como castas nacionais e internacionais trabalhadas num terroir único, pela diversidade dos solos, o aroma do campo e o clima mediterrânico e atlântico.

O novo logótipo retrata assim os principais ícones e lifestyle do Algarve – sol, gastronomia, férias, património, tradições e praia.

Tudo isto coube numa garrafa de vinho e resultou na construção do novo logótipo, onde, para além dos ícones do Algarve, também as suas cores marcam presença com os azuis, os verdes e os amarelos.

Vinhos do Algarve em números

Fruto do esforço conjunto de todos os agentes do sector, constatou-se que o volume vínico introduzido no mercado, tem aumentado consistentemente ao longo dos últimos anos (cerca de 80% do volume declarado anualmente é comercializado como “Vinho Regional Algarve).

Por sua vez, a comercialização tem apresentado uma evolução bastante positiva e consistente, situando-se na última campanha 2018/2019 em mais de 1.300.000 garrafas.

As expedições/exportações de “Vinhos do Algarve” representaram cerca de 10% do volume total comercializado. As expedições para o mercado Europeu continuam a dominar (48%), ainda que se destaque os volumes exportados para os EUA.

No que se refere aos hectares, verifica-se a existência de vários projectos de novas plantações, seja de produtores já inscritos na CVA ou de potenciais novos produtores (em 2019 foram pedidos cerca 150 hectares para novas plantações).

Regista-se ainda uma evolução importante no número de produtores, com um aumento de 15%, situando-se actualmente nos 45 produtores.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.