O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, aprovou um investimento superior a um milhão de euros, que abrange mais três projectos de reabilitação de regadios tradicionais no distrito de Viana do Castelo.
Este investimento, a fundo perdido, vai beneficiar áreas de regadio nos concelhos de Arcos de Valdevez e Melgaço.
Trata-se do Regadio das Águas da Levada das Poças do Meio, do regadio da Levada da Videira e do regadio de Alvaredo, cujos projectos de recuperação complementam o Programa Nacional de Regadios (PNR).
Programa Nacional de Regadios
O PNR prevê um investimento global de 560 milhões de euros na criação e na reabilitação de mais cerca de 100 mil hectares de regadio até 2023, que vão gerar 10.500 postos de trabalho permanentes.
O ministro da Agricultura considera que “a implementação do Programa Nacional de Regadios representa uma aposta do Governo num pilar fundamental para o desenvolvimento da região”, lembrando que se trata de “um instrumento essencial para a fixação das populações e para o apoio à agricultura familiar”.
Estes regadios fazem parte de um projecto mais amplo de valorização dos territórios e da actividade agrícola, “tornando-a mais produtiva e mais competitiva, nomeadamente através do uso mais eficiente da água”, sublinha Luís Capoulas Santos, para quem “a sustentabilidade da actividade agrícola é também uma prioridade”.
Adaptação às alterações climáticas
O ministro lembra também a necessidade de adaptação da agricultura portuguesa às alterações climáticas e de contribuir para os objectivos do Governo relativamente à estratégia de descarbonização, neste momento em discussão pública, considerando “urgente promover o uso eficiente do recurso água e a constituição de reservas para enfrentar tempos de escassez decorrentes das alterações climáticas”.
Agricultura e Mar Actual