Início / Agricultura / UNAC lança sistema de avisos para pinheiro-manso SafePinea

UNAC lança sistema de avisos para pinheiro-manso SafePinea

A UNAC – União da Floresta Mediterrânica, em comemoração deste Dia Internacional das Florestas, lança hoje o sistema de avisos para pinheiro-manso, SafePinea, desenvolvido no âmbito do Grupo Operacional + Pinhão.

Através desta plataforma os técnicos e proprietários florestais podem registar-se e receber alertas periódicos sobre as principais pragas e doenças que atacam esta espécie, bem como as informações sobre os momentos indicados de actuação, refere uma nota de imprensa da UNAC.

As pragas e doenças e as alterações climáticas, são tópicos interligados com impactos significativos sobre os ecossistemas florestais, não só termos económicos, mas também sociais, adianta a mesma nota.

O SafePinea pretende não só dar a conhecer as principais pragas e doenças que atacam o pinheiro manso, mas proactivamente promover a gestão florestal para mitigação dos seus efeitos.

A informação disponibilizada nesta plataforma foi desenvolvida no âmbito do grupo operacional + Pinhão — Gestão integrada de agentes bióticos associados à perda de produção do pinhão. O SafePinea constitui um sistema de avisos contra agentes bióticos nocivos das pinhas e tem por objectivo apoiar os produtores florestais, associações, técnicos do sector florestal e outros com interesse na fileira do pinheiro manso na identificação das principais pragas e doenças que atacam o pinheiro manso, e nos momentos adequados à implementação de acções preventivas e/ou de combate.

Ao registar-se na plataforma irá receber notificações periódicas, por e-mail ou mensagem, com um alerta para que esteja atento à presença de determinadas pragas/doenças nas suas árvores.

Pode registar-se na plataforma SafePinea aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.