Interstellar gratuito? Sim, é possível. O CENTRA, unidade de investigação do Instituto Superior Técnico (IST) e a FNAC organizam um ciclo de cinema científico que decorre no Complexo Interdisciplinar daquele instituto intitulado “Astro & FNAC”.
Com entrada gratuita, este ciclo iniciou-se em Fevereiro com o filme “Gravity” e prossegue no dia 31 de Março com a projecção da película ”Interstellar”, continuando depois a 28 de Abril com “The Martian” e concluindo a 16 de Maio com a exibição de “The Theory of Everything”.
Todas as sessões têm início às 18h30 e no final há espaço para uma conversa aberta ao público, na presença de investigadores do CENTRA ou outros investigadores convidados.
De acordo com o investigador do CENTRA e promotor desta iniciativa, Vincenzo Vitagliano, “o objectivo deste ciclo de cinema é estimular o diálogo entre a nossa comunidade de especialistas e um público que aparece sempre com muitas perguntas. Hoje em dia, mesmo crianças de 7-8 anos já questionam sobre temas científicos de grande actualidade que ouviram na escola ou na televisão: buracos negros, o big bang e ‘wormholes’ e querem saber mais, querem entender! A nossa tarefa é tentar canalizar essa curiosidade. É também um desafio. O de aprendermos a transmitir o nosso conhecimento e o nosso entusiasmo a um público muito diversificado”.
Investigação para o público em geral
O CENTRA é uma unidade de investigação do Instituto Superior Técnico ( IST ) Universidade de Lisboa classificada com Excelente pela sua actividade em gravitação e astrofísica. Gravitação, buracos negros, ondas gravitacionais, Big Bang, cosmologia, física solar, evolução estrelar e matéria escura, supernovas, física em condições extremas são os principais temas de investigação do CENTRA.
O CENTRA é composto por três grupos: Gravitação no Técnico (GRIT), Instrumentação Científica e Space and Modeling (SIM) e Cosmos e Estrelas (COSTAR) e os seus membros estão no IST , na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na Universidade do Algarve, na Universidade da Beira Interior e na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Agricultura e Mar Actual