A startup portuguesa Faarm lançou hoje, 11 de Março a Muu, uma plataforma de gestão colaborativa que torna a vida de todos os que trabalham no sector da pecuária de bovinos “mais simples e produtiva”, diz fonte da empresa.
Na Muu, os produtores e as suas equipas, associações, veterinários, consultores e Administração Pública “poderão partilhar a gestão, bem como comparar e ajustar o desempenho das explorações em que participam, em tempo real e em qualquer dispositivo, quebrando barreiras no acesso à informação, e acelerando os processos administrativos para que todos se possam focar em tomar boas decisões para o sucesso dos seus negócios”, adianta a mesa fonte.
A Muu é grátis para quem quer manter os registos oficiais de pequenas explorações e tem um plano para profissionais com uma mensalidade de 19,90 euros.
A Faarm é uma startup portuguesa incubada na Startup Lisboa, que desenvolve tecnologia para que todos possam partilhar e seguir informação sobre a origem e percurso dos alimentos que comemos todos os dias, projectando uma indústria alimentar mais justa e transparente.
Desde o início de 2015, o sector pecuário no seu todo “tem atravessado uma profunda crise, em função da acumulação de diversos factores, resultando numa quebra acentuada dos preços pagos aos produtores e atingindo valores muito próximos dos custos de produção”, dizem os responsáveis pela Muu.
“Portugal não tem sido uma excepção a esse panorama, com a agravante de ser um dos países da União Europeia com maior crescimento da produção. Todos os dias, milhões de pessoas que trabalham directa e indirectamente nestas explorações têm medo de perder os seus negócios e empregos caso esta situação se prolongue e não consigam gerar a liquidez necessária à sua sustentabilidade”, acrescentam.
Agricultura e Mar Actual