A Sonae implementou o projecto-piloto Sonae Summer Experiences, o primeiro programa em Portugal de desenvolvimento vocacional em contexto real de trabalho.
A iniciativa, que funciona em regime residencial e com a duração de uma semana, tem como objectivo dar a conhecer o mundo real de trabalho aos jovens através de uma aproximação gradual ao mundo empresarial e aos seus profissionais. A iniciativa pretende promover o crescimento pessoal e profissional dos jovens dando a oportunidade de fazer parte da empresa e de desenvolver competências de gestão e liderança, bem como possibilitar-lhes escolhas vocacionais sustentadas ao proporcionar um conhecimento maior do que é o trabalho hoje e o que poderá ser no futuro.
O Sonae Summer Experiences destina-se a jovens que frequentam o 10º, 11º ou 12º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 15 e 18 anos, tendo o projecto-piloto envolvido 25 jovens filhos de colaboradores da Sonae.
O projeto foi desenvolvido em parceria com duas Universidades, a do Porto através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, consultora no desenho do programa implementado e a Universidade Católica, pela Católica Porto Business School, responsável pelas masterclasses de gestão e liderança e a orientação vocacional.
Maria Antónia Cadilhe, diretora de Talent Management da Sonae, afirma que “o Sonae Summer Experiences é uma entre várias iniciativas que a Sonae tem vindo a concretizar no domínio do desenvolvimento vocacional de diferentes segmentos etários. Pela diversidade de áreas de negócio, funções e competências que reunimos dentro de casa, sentimos a responsabilidade de criar condições para que a exploração de interesses profissionais e pessoais seja realizada em contexto real de trabalho e não na ausência deste, como infelizmente acontece com muitos jovens”.
O programa Sonae Summer Experiences “nasceu precisamente desta convicção de que a Sonae pode ter um papel muito importante no processo de escolha vocacional dos jovens e que este processo pode contribuir de uma forma efectiva para desenvolver competências relevantes para o contexto profissional e pessoal”, diz fonte institucional da empresa.
Partindo desta missão, a equipa da Sonae desenhou um programa especificamente dirigido a jovens do ensino secundário que, durante uma semana, foram expostos a experiências diversificadas como são exemplo acompanhar a actividade dos profissionais Sonae, assistir a masterclasses de gestão, liderança, marketing, finanças, responder a desafios lançados pelos negócios, visitar diferentes unidades, praticar desporto, entre muitas outras actividades que visaram promover um desenvolvimento integral dos jovens participantes.
Simultaneamente, a aposta num acompanhamento individualizado por parte de uma equipa de especialistas em orientação vocacional, ajudou cada um dos jovens a reflectir e integrar a experiência que este programa lhes proporcionou.
Maria Antónia Cadilhe conclui que “concretizada esta edição piloto estamos ainda mais convictos da relevância que estas iniciativas poderão representar no futuro destes jovens. O facto de termos dirigido a oportunidade aos filhos dos nossos colaboradores deixa-nos particularmente satisfeitos, aumentado também a nossa ambição de alargar estas experiências a outros jovens, nomeadamente através de uma parceria com os serviços de orientação vocacional das escolas”.
Agricultura e Mar Actual