A Balanças Marques lançou uma versão do software de pesagem WinSimplex, especialmente adaptada aos requisitos estabelecidos pela Convenção SOLAS.
Com o WinSimplex “fica garantido o cumprimento de todas as novas exigências, pois trata-se de um software de confiança, ligado a uma báscula de qualidade reconhecida internacionalmente, e que cumpre todas as normas de verificação metrológica”, diz fonte institucional da Balança Marques.
O WinSimplex emite o documento necessário para atestar legalmente o peso bruto verificado do contentor, onde constam todas as informações necessárias, como o peso bruto e o código de identificação do contentor, o número de selo, o método utilizado e o nome e apelido do responsável, em maiúsculas, além da data, morada do local de pesagem do contentor e matrícula do semirreboque ou do camião.
“Esta ‘dupla’ de confiança permite determinar com precisão o peso bruto verificado de um contentor, sendo, por isso, a melhor solução para dar resposta às exigências da Convenção SOLAS”, garante a Balança Marques.
Novas regras desde 1 de Julho
Entraram em vigor no dia 1 de Julho as novas regras impostas pela Convenção SOLAS à pesagem de contentores. Uma das alterações mais importantes diz respeito ao documento de embarque, que tem agora, obrigatoriamente, de acompanhar o contentor, obedecendo a regras muito específicas.
“Dos dois métodos de pesagem certificada possíveis de utilizar, o mais usado é o Método 1, que consiste na pesagem do contentor fechado e selado. Mas, de acordo com as alterações impostas, passou também a ser obrigatória a apresentação de um documento de embarque, onde a pessoa devidamente autorizada pelo carregador atesta o peso bruto verificado do contentor consolidado”, refere a mesma fonte.
Agricultura e Mar Actual