O Sofis AgroVision, desenvolvido pela Associação SFCOLAB — Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura, é finalista do Prémio Empreendedorismo e Inovação 2024 do Crédito Agrícola. Trata-se de uma “solução holística para a gestão agrícola de custo acessível e inclusiva”.
Segundo a SFCOLAB, o Sofis AgroVision, é “adaptável às diferentes necessidades agrícolas, permite monitorizar as culturas e o ambiente prevenindo os efeitos dos ataques de doenças e pragas e do stress térmico e hídrico”.
Assim, “caracteriza-se pela combinação de tecnologias avançadas de detecção proximal e remota, que inclui sensores meteorológicos, solo, e imagens de drone e satélite. Os dados gerados são modelados e validados por algoritmos de IA (p.e. machine learning), permitem o reconhecimento de padrões e o desenvolvimento de modelos adaptados à cultura e às condições locais, gerando informação útil e integrada na tomada de decisões agrícolas”.
Por outro lado, o Sofis AgroVision destaca-se por oferecer um programa de acompanhamento/suporte técnico especializado e continuado aos seus utilizadores. Os utilizadores desta tecnologia podem ser explorações agrícolas, Associações/Cooperativas, instituições de I&D, e pode ser aplicado em explorações de todas as escalas e modos de produção, independente da maturidade digital.
O Ecossistema Sofis apresenta-se como um conjunto de soluções de baixo custo para a gestão agrícola. Tratam-se de soluções de sensorização inclusiva e adaptável a todas as dimensões agrícolas. Nasceu com o objectivo democratizar a agricultura 4.0, e caracteriza-se por um sistemas de aquisição de dados, sistemas de comunicação remota e transmissão de dados, processamento de dados e geração de informação útil e em tempo real para uma gestão eficiente dos recursos e factores de produção.
Os vencedores do Prémio Empreendedorismo e Inovação 2024 do Crédito Agrícola serão conhecidos no próximo dia 20 de Novembro.
Saiba mais sobre o Sofis AgroVision aqui.
Agricultura e Mar