A Exponor vai abrir as suas portas, entre 27 e 29 de Outubro, à primeira edição do “So Food So Good – Portugal Taste”, que a organização garante ser “o maior evento do ano do sector da alimentação”.
Volvidos dez anos, a Exponor volta a receber as empresas do sector agro-alimentar, servindo de plataforma qualificada entre a oferta e a procura do sector.
Segundo o director da Exponor, Filipe Gomes, “este ano, o So Food So Good será a maior feira do sector para profissionais a realizar-se em Portugal, tendo já conseguido reunir uma oferta diversificada e atraído marcas que estavam arredadas das feiras nacionais há algum tempo e que viram no modelo diferenciado e na proposta de valor do So Food So Good uma oportunidade de negócio”.
A pouco mais de um mês da data de inauguração, o “So Food So Good” conta já com a participação de cerca de uma centena de empresas produtoras (algumas com produtos inovadores, que serão apresentados durante a feira) de azeite, vinho, alimentação ecológica, biológica, água, bebidas e café, carnes e derivados, conservas, frutas e hortícolas, leite e derivados, panificação e pastelaria, peixe e derivados e de empresas de serviços e equipamentos.
Desenvolver contactos com o Canal Horeca
O perfil da empresa expositora varia entre os produtores de menor dimensão, que precisam da feira para desenvolver contactos com o Canal Horeca, e as empresas de maior dimensão, que olham para a feira numa perspectiva de negócio numa região que há muitos anos não desenvolvia uma feira para o sector.
O “So Food So Good”, que adoptou um formato inovador e diferente dos habituais espaços de exposição, vai privilegiar a presença dinâmica das empresas, combinando a componente expositiva com a demonstrativa.
“Houve do lado da Exponor a preocupação em criar um programa de actividades que responda às necessidades dos Chefes de cozinha, mas também dos gestores, gerentes e profissionais da restauração, panificação e retalho”, explica Filipe Gomes.
Através da presença de Chefes de cozinha de prestígio nacional e internacional, alguns distinguidos com Estrelas Michelin, o “So Food So Good” irá receber inúmeras demonstrações de cozinha ao vivo, que irão permitir o contacto directo com os produtos de empresas expositoras.
Cozinha ao vivo
Até à data, acrescenta Filipe Gomes, “temos já confirmadas demonstrações de cozinha ao vivo com a Sumol/Compal, Gelcampo, Soja de Portugal, Fagor Industrial, Icel, Doca Pesca, com produtos com o Selo do programa “Portugal Sou Eu”, entre outras.
“Existe uma forte procura por parte dos expositores no sentido de ocupar os três espaços de demonstração do So Food So Good (Show Cooking Central, Cooking Lab e Creative Show Cooking)”, esclarece o responsável da Exponor.
Em termos de espaço, o “So Food So Good” será dividido em cinco áreas com animação própria: Espaço de exposição (empresas); Show Cooking Central (novas técnicas culinárias); Creative Show Cooking (criação de pastelaria e pão); Cooking Lab (novas técnicas e tendências culinárias); Food Forum (partilha de conhecimento e debate sobre as tendências do sector); Tasting Experience e o Bar & Lounge.
Agricultura e Mar Actual