O SinFAP – Sindicato Independente dos Trabalhadores da Floresta, Ambiente e Protecção Civil informa que enviou recentemente a proposta para a integração dos Guardas Florestais da Guarda Nacional Republicana (GNR) na carreira militar, ao Ministério da Administração Interna.
“Esta proposta, fruto de um trabalho exaustivo de análise e consulta, tem como objectivo reconhecer o papel fundamental que estes profissionais desempenham na protecção ambiental e na defesa do património natural do País”, refere um comunicado de imprensa do SinFAP.
E acrescenta que a proposta “sublinha a importância de valorizar a carreira dos guardas florestais, garantindo-lhes o estatuto e as condições adequadas para o exercício das suas funções”. O SinFAP acredita que “a integração na carreira militar contribuirá para uma maior eficiência na actuação dos guardas florestais, além de reforçar a sua motivação e segurança no desempenho das suas tarefas”.
O SinFAP “aguarda agora a análise e resposta por parte das entidades governamentais, na esperança de que esta medida venha a ser implementada em prol de uma melhor gestão e protecção dos recursos naturais em Portugal”, realça o mesmo comunicado.
Agricultura e Mar