A administração da ADP Fertilizantes chegou a acordo com os trabalhadores e os seus representantes, no passado mês de Outubro, e aplicou um aumento do subsídio de turno de 30 euros, para o pessoal dos três turnos, e de 15 euros, para quem está nos dois turnos. Isto depois de já terem sido alcançados aumentos salariais em Julho.
“A actualização do subsídio de turno é uma proposta há muito reivindicada e que finalmente foi concretizada”, refere uma nota de imprensa da Fiequimetal – Federação Intersindical, afecta à CGTP-IN.
A Fiequimetal (que constituiu uma comissão negociadora, com os sindicatos SITE CSRA e SITE Sul), “saudando esta vitória, assinala que ela vem comprovar aquilo que já se tinha verificado recentemente na Sacopor: alcançar aumentos dos salários não é impedimento para discutir outras reivindicações e lutar por elas”.
O aumento do subsídio de turno agora em vigor acresce ao que já fora acordado em Julho: 4,7%, acrescido de 30 euros, no aumento salarial; 4,7%, nas matérias pecuniárias, acrescido de 0,7% nas anuidades.
Na ADP Fertilizantes, as lutas realizadas a 6 e 13 de Junho e “a unidade demonstrada pelos trabalhadores foram fundamentais para que as sua condições de vida e de trabalho fossem melhoradas”, garante a Fiequimetal.
Agricultura e Mar