Portugal vai receber 4,8 milhões de euros para apoiar o sector do leite e lacticínios, divulgou hoje a Comissão Europeia. O secretário Regional da Agricultura e Ambiente dos Açores já declarou que a região exige 45% dos fundos atribuídos no âmbito do envelope extraordinário de apoio ao sector do leite decidido na passada semana pela Comissão Europeia, no valor de 420 milhões de euros.
Estes 420 milhões destinados ao sector do leite e lacticínios são a parte mais importante do pacote alargado de 500 milhões de euros de ajuda aos agricultores europeus, foi hoje formalmente anunciado. O alocamento por Estado-membro dos 420 milhões de euros foi calculado em função das quotas de produção de 2014, regime que foi abolido no dia 31 de Março, disse o comissário europeu para a Agricultura.
Phil Hogan acrescentou que os restantes 80 milhões destinam-se a ajudar os produtores de carne de porco, particularmente afectados pela quebra do preço devido ao embargo russo à Europa, estabelecido depois das sanções do Ocidente devido ao conflito na Ucrânia.
A Comissão vai ainda aumentar o nível de apoio para o leite em pó desnatado “em mais de 100%” e fixar por um ano o período de armazenamento.
A Comissão Europeia prevê que 70% dos pagamentos directos aos produtores possam ser adiantados, e já a partir de 16 de Outubro, em vez de 1 de Dezembro, desde que os Estados-membros tenham concluído os controlos necessários.
Agricultura e Mar Actual